DEP WILKER COBRA PUBLICAMENTE PGJ, SES E COMISSÃO DE SAÚDE DA ALEAM

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 9, para cobrar ações enérgicas do Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior , Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Comissão de Saúde da Assembleia do Amazonas diante da situação caótica que se encontra a saúde do Amazonas, que sofre com a demora de atendimentos nos hospitais, falta de materiais, insumos e medicamentos, condições precárias de estrutura e profissionais com atraso de salários.

 Em seu pronunciamento, o parlamentar voltou a repercutir a situação de abandono e descaso de algumas unidades de saúde como, por exemplo, o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste/ Joãozinho, abarrotado com mães e pais desesperados aguardando atendimento por mais de 8 horas, crianças chorando, além da falta de medicamentos e superlotação. Tal cenário foi constatado em visita de Wilker na última segunda-feira (8). 

Outro cenário caótico revelado pelo parlamentar é o do Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, onde o deputado encontrou, no último dia 2 de maio, condições desumanas no atendimento de pacientes diabéticos e lixeiras acumuladas devido a greve de profissionais de serviços gerais pelo atraso de salários que já dura cinco meses. Um caso específico chamou a atenção. O senhor Pedro Paiva da Silva, 56, deveria amputar dois dedos do pé, e com a demora do procedimento perdeu os cinco. 

“Essa é a saúde que o secretário (estadual de saúde) Anoar, esse irresponsável, entrega para o Amazonas. O Wilson Lima assume a culpa por essa atrocidade porque permite que um secretário incompetente esteja à frente da pasta. Secretário de saúde tem que estar visitando as unidades, toda a saúde terceirizada do Amazonas está em atraso, mas não, ele só vem pra Assembleia em dia de homenagens”, disparou Barreto. 

Cobranças 

Em tom duro, Wilker também cobrou por medidas mais efetivas por parte dos órgãos de controle do Estado.  “Quero aqui fazer um apelo ao Ministério Público, aquela instituição que tem o papel de ser o guardião da lei. O que está acontecendo hoje é que o procurador-geral de justiça está muito próximo do Governo e distante do povo, essa instituição importante para a nossa democracia precisa socorrer com seus instrumentos o povo que hoje padece”, ponderou. 

O deputado aproveitou, também, para cobrar que os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam) votem o requerimento n° 167/2023, que solicita autorização para ‘visitação ou função de fiscalizar’ as unidades de saúde do Amazonas. Protocolada pelo parlamentar no dia 8 de fevereiro deste ano, o documento tem apenas duas assinaturas: do deputado Cabo Maciel e do autor da propositura, Wilker. 

“Eu acho um absurdo um deputado estadual vir à tribuna pedir para que membros da comissão de saúde assinem o requerimento para fiscalizar unidades de saúde. Isso é afrontoso e um desrespeito. Se esta Casa não tem a obrigação de fiscalizar, qual é o papel da Assembleia? O correto mesmo era essa Casa ter coragem de chamar aqui o secretário de Saúde para dizer qual é a solução”, finalizou.

Jornalista responsável: Natália Silveira

Nenhum comentário