DEPUTADO QUER QUE RESTAURANTES DO AM SEJAM OBRIGADOS A DISPONIBILIZAR CARDÁPIO FÍSICO, ALÉM DO DIGITAL


O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira, 17, o projeto de lei nº 460 que proíbe a disponibilização pelos estabelecimentos que comercializam bebidas, refeições e similares através de cardápio ou menu exclusivamente digital no Amazonas.

“Muito tem se falado sobre os restaurantes que adotaram, exclusivamente, cardápios digitais por QR Code. Os donos dos estabelecimentos alegam que tais tipos de cardápio reduzem os custos e facilitam a remarcação de preço a ponto de permitir, inclusive, uma flutuação de acordo com os dias da semana”, disse Abrahim.

Outro ponto levantado pelo parlamentar é a falta de inclusão de pessoas com baixa renda ou deficientes visuais em relação aos cardápios digitais, em que os consumidores precisam ter um smartphone conectado à internet.

 “Escanear o QR Code pode ser mais desafiador para pessoas com pouca familiaridade com as novas tecnologias. Além do mais, o fato de ter que ler o PDF na tela do celular é difícil para pessoas com problemas visuais”.

De acordo com Abrahim, apesar do QR Code ser uma tecnologia nova, tem apresentado falhas significativas e a necessidade do uso do celular contribui para a falta de interação social presencial.

“O QR Code vive dando erro e nem todos os celulares possuem uma câmera que consiga ler aquele quadradinho. Muitas vezes vemos nas mesas de restaurantes pessoas dividindo o celular para tentar ler. O fato de termos que utilizar o celular para ler cardápios ajuda a nos “desligarmos” das pessoas que já estão na mesa, transformando a experiência e atrapalhando na interação”, concluiu

Nenhum comentário