DETRAN AMAZONAS PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA EM COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

                           RODRIGO DE SÁ - DIR. PRESIDENTE DO DETRAN AMAZONAS

A iniciativa foi do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat)  

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu na manhã desta quarta-feira (17/05), por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat),uma ação educativa no Colégio Militar da Polícia Militar Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado na Avenida Max Teixeira, 2501, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

A iniciativa faz parte da programação do movimento “Maio Amarelo”, o qual promoverá várias ações ao longo deste mês, com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre os altos índices de acidentes de trânsito.

Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio receberam orientações das equipes de Fiscalização e de Perícia do Detran-AM sobre vários temas relacionados ao trânsito, tais como: primeiros socorros, como agir em casos de acidente, riscos na direção veicular sob efeito de álcool, alertas sobre o uso do celular durante a condução de automóveis, além de dicas de segurança.

A equipe de Fiscalização também expôs aos alunos alguns dos equipamentos utilizados em uma vistoria de trânsito, além de esclarecer sobre como funciona o procedimento. Eles puderam, também, fazer perguntas à equipe do Detran sobre os temas abordados.

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Maria Fernanda Mendonça, 15, a visita do Detran-AM foi muito interessante. “É importante conscientizar os alunos, pois poderemos nos portar cada vez melhor no trânsito, seja como pedestres, ou, no futuro, como condutores”, disse.

Já para o professor de História do 2º ano da escola, Jerônimo Pinto, a iniciativa se faz necessária, pois traz uma maior conscientização aos alunos. “Um adolescente começa nesta etapa da vida a sua formação, portanto eventos como esses são importantes para incentivarmos bons comportamentos no trânsito”, comentou ele.

Navat

Durante a ação, os alunos puderam conhecer e entender melhor o Navat. A responsável técnica do setor, Vera Queiroz, esteve presente e ressaltou a importância da ação. “É muito importante a participação dos jovens neste tipo de iniciativa, pois eles serão multiplicadores da informação de todo o conhecimento que obtiveram aqui”, salientou.

O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito orienta e acompanha tanto as vítimas quanto suas famílias com relação aos seus direitos, incluindo o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

O atendimento fornece esclarecimentos sobre documentações, prazos, valores, entre outras ações que a vítima ou familiar deve obter para ter acesso ao seguro, e encaminha para atendimento psicológico e à assessoria jurídica, quando necessário.

O núcleo foi instaurado por meio de uma portaria, a qual foi assinada pelo diretor-presidente do Departamento, Rodrigo de Sá, durante a abertura do “Movimento Maio Amarelo”, realizada no dia 5 de maio deste ano, no Palácio Rio Negro.

 

FOTOS: Isaque Ramos/ Detran-AM

Nenhum comentário