FLAMENGO VOLTA DA ARGENTINA COM PONTO NA BAGAGEM E CONTA COM ‘FATOR MARACANÃ’ PARA SE CLASSIFICAR NA LIBERTADORES

Foto: Divulgação/ Conmebol

O Flamengo perdeu ótima chance de vencer a primeira partida fora de casa na Libertadores 2023. Nesta quinta-feira (04), o Mais Querido empatou com o Racing (ARG), por 1 a 1, pela terceira rodada do Grupo A da competição. O gol que abriu o placar foi de Gabigol, após jogada ensaiada com Erick Pulgar. Oroz, em cobrança de falta, igualou o marcador. O time da casa teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo, mas o Rubro-Negro não aproveitou.

Com o resultado, o Racing segue na liderança do Grupo A, com sete pontos. O Flamengo chegou aos quatro. Aucas (EQU) e Ñublense (CHI) fecham a chave, com três. Os equatorianos estão acima pelo saldo de gol (menos um contra menos três).

No duelo com o Racing, Jorge Sampaoli mais uma vez surpreendeu na escalação, mandando a campo Erick Pulgar, o primeiro jogo do chileno após mais de dois meses. O volante atuou na função de origem, após ser testado como zagueiro nos treinamentos da semana. Thiago Maia e Everton Ribeiro, que chegaram a ser dúvidas para o embate, também começaram a partida.

EXPULSÃO ‘INCRÍVEL’ DO RACING, E GABIGOL DO ‘INFERNO AO CÉU’ NO PRIMEIRO TEMPO

A primeira finalização da partida foi do Flamengo. Everton Ribeiro, aos dois minutos, arriscou de longe, sem perigo para o goleiro do Racing Arias. O Mais Querido chegou com perigo aos oito. Após tabela entre o camisa 7 e o volante Vidal, Ayrton Lucas recebeu aberto na esquerda e chutou forte, acertando a rede pelo lado de fora.

Sem muito susto, Romero deu a primeira finalização do Racing, de cabeça, aos 14 minutos. Santos defendeu com tranquilidade. O time argentino se empolgou na partida momentos antes, após o lateral Wesley receber um cartão amarelo. Thiago Maia também foi advertido, aos 19’. A primeira parte do duelo começou truncada, com muita disputa no meio campo.

O meia Hauche conseguiu uma ‘façanha’. Aos 24 minutos, o jogador fez uma falta em Ayrton Lucas pelo chão e levou cartão amarelo. Alguns segundos depois, o atleta ‘pegou’ o camisa 6 do Flamengo no alto e recebeu a segunda advertência, o vermelho, deixando o Racing com um a menos ainda no primeiro tempo.

Mesmo com um a menos, o Racing quase marcou aos 30 minutos. Oroz, em uma falta ‘sem ângulo’, obrigou Santos a fazer uma boa defesa. Apesar do lance de perigo, o time da casa passou a jogar de forma reativa, com duas linhas de quatro para defender e apenas Paolo Guerrero na frente.

Na reta final do primeiro tempo, duas boas chances do Flamengo. Aos 39’, Ayrton Lucas chegou livre pela esquerda e cruzou rasteiro. Erick Pulgar se esticou todo no segundo pau, mas não alcançou a bola. No lance seguinte, o próprio chileno recebeu uma bola pelo alto e escorou para Gabigol, que, livre, na pequena área, chutou para fora, com o pé direito.

No último lance do primeiro tempo, o ‘Príncipe Rubro-Negro’ se redimiu. Ayrton Lucas arrancou pela esquerda e foi derrubado. Na cobrança da falta, Erick Pulgar pegou a bola para a cobrança. O chileno surpreendeu a todos e não jogou na área. O camisa 5 rolou para trás, em jogada ensaiada, achando Gabigol livre, perto da marca do pênalti, para abrir o placar para o Flamengo.

WESLEY É EXPULSO, E RACING EMPATA NO SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou ‘morna’. O Flamengo tentou esfriar o jogo, e o Racing sentiu a falta de um jogador e não conseguia propor o jogo. Aos 15 minutos, um susto para o Mengão. Após bola na área, o time mandante pediu toque de mão de Wesley dentro da área. Após demorada revisão do VAR, a arbitragem mandou o jogo seguir.

Com o Flamengo em um ritmo lento depois do intervalo, Jorge Sampaoli resolveu mexer na equipe. O treinador mandou a campo Arrascaeta e Bruno Henrique, nos lugares de Arturo Vidal e Pedro. Com as mexidas, o ‘quarteto mágico’ de 2019 voltou a jogar junto, composto pelo uruguaio, camisa 27, Everton Ribeiro e Gabigol.

Aos 25 minutos do segundo tempo, foi a vez do Flamengo ter um jogador expulso. O garoto Wesley cometeu uma falta na defesa. Como já tinha amarelo, o lateral recebeu a segunda advertência e levou o vermelho. Na cobrança, aos 27′, Oroz bateu no ângulo, Santos nem se mexeu, empatando o duelo, em 1 a 1.

O Racing quase conseguiu a virada. Aos 35 minutos, Fabrício Bruno falhou feio, e Saliadarre roubou dentro da área. O meia ficou cara a cara com Santos e finalizou na trave. Depois da jogada, Sampaoli tirou Everton Ribeiro e mandou a campo Everton Cebolinha. Aos 45′ foi a vez do Flamengo carimbar o ‘poste’. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Thiago Maia, no segundo pau. O camisa 8 encheu o pé e acertou o travessão.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Flamengo volta a campo pela Copa Libertadores da América no dia 24 de maio, novamente fora de casa, contra o Ñublense (CHI). O duelo acontecerá no Estádio Municipal de Concepción, às 21h30 (horário de Brasília). No entanto, o próximo jogo do Rubro-Negro é pelo Campeonato Brasileiro. No domingo (07), às 16h (de Brasília), o Mengão encara o Athletico-PR, em Curitiba, pela quarta rodada do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
RACING 1X1 FLAMENGO
Competição: Copa Libertadores da América – terceira rodada – Grupo A
Local: Estádio Presidente Perón, El Cilindro
Data: 04 de maio de 2023 (quinta)
Gols: Gabigol 48’/1º, Oroz 27’/2º

ESCALAÇÕES:

Racing: Arias; Mura, Sigali, Insua e Rojas; Nardoni, Moreno, Oroz e Hauche; Guerrero e Romero.

Flamengo: Santos, Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira; Wesley, Vidal, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Ayrton Lucas; Gabigol e Pedro.



*Coluna do Fla

Nenhum comentário