PALESTRA DA JORNALISTA GIULIANA MORRONE ENCERRA ENCONTRO COM ASSESSORES DA PREFEITURA DE MANAUS

Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom

O encerramento do “Encontro com assessores de comunicação da Prefeitura de Manaus”, ocorrido na tarde desta terça-feira, 16/5, foi marcado por palestra da renomada jornalista Giuliana Morrone.

O encontro teve a participação do prefeito de Manaus, David Almeida, e foi realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

A iniciativa segue a política da gestão municipal, de valorizar os serviços públicos, sejam eles a educação, saúde, assistência social ou, neste caso, a comunicação social, que tem como missão bem informar a população.

Ao abrir a palestra desta tarde de terça-feira, o prefeito David Almeida destacou a necessidade de transformar a gestão da capital amazonense em todos os aspectos, inclusive na comunicação.

Excelência

“Temos excelentes resultados que precisamos divulgar, e este encontro, com oferta de cursos de capacitação e oportunidades como esse seminário, contribui para o aperfeiçoamento de nossos assessores. Buscamos excelência em todos serviços e na comunicação não é diferente”, ressaltou o prefeito. 

O secretário municipal de Comunicação, Israel Conte, destacou que encontros como esse, que visam a integração da equipe, o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho e a reciclagem de conhecimento também são parte da missão da Secretaria de Comunicação.

“O curso de videorreportagem, a palestra, enfim, todo esse ambiente que organizamos para nossos assessores engrandece a todos, como profissionais e como pessoas. E o resultado é uma comunicação que influencia positivamente a população”, destaca o secretário, que acrescenta. “Ouvir e trocar experiências com profissionais como Giuliana Morrone contribui para oxigenar as ideias. O processo de aperfeiçoamento deve ser contínuo e é exatamente isso que buscamos”.

Desafios e oportunidades

Utilizando casos reais, Giuliana Morrone demonstrou a importância de se antecipar aos fatos e que a comunicação deve estar atenta a todas possibilidades que as mídias digitais proporcionam.

E na relação com a sociedade, as empresas, instituições e governos devem desenvolver a empatia, para que consigam atender as demandas sociais como de fato elas se apresentam, a partir da ótica do outro.

“A comunicação mais do que nunca tem o desafio de fazer uma conexão com todas as partes interessadas. E é fundamental que seja feita com ética e transparência, assumindo vulnerabilidades”. Nas palavras da jornalista, é importante assumir quando se erra para que o cidadão, no caso dos governos, se sintam, de fato respeitados e representados pelo poder público.

Amazônia para o mundo

Sobre a Amazônia, Morrone fez questão de destacar que apesar do mundo falar e se preocupar com a região, poucos são os representantes locais nos fóruns de debate, no Brasil e no mundo. E que os amazônidas, a comunicação e os governos devem se mostrar mais, para que o noticiário vá além da veiculação das tragédias que ocorrem na maior floresta tropical do planeta.

Ela lembra que o potencial da região é enorme, mas que é preciso vender, comunicar melhor a grandiosidade que é a Amazônia e tudo que ela pode oferecer ao mundo. “Não existe futuro sem investimento em sustentabilidade e a Amazônia representa tudo isso”.

Nenhum comentário