PREFEITURA DE MANAUS INAUGURA MONUMENTO DA PAZ EM ESCOLA DA ZONA NORTE

Foto: Mário Oliveira / Semed
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o projeto internacional Living Peace (Movimento Mundial pela Paz), inaugurou o monumento “Dado da Paz”, na escola municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, no Viver Melhor 2, Lago Azul, zona Norte. Essa é a primeira escola pública da região Norte que recebe a iniciativa.

Participaram da solenidade representantes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Arquidiocese de Manaus e do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

De acordo com a secretária de Educação, Dulce Almeida, a implantação do projeto vem para somar ao extenso trabalho pedagógico sobre o tema, desenvolvido na rede municipal.

“Esse momento é muito importante em se falando de paz, sendo muito essencial, porque o nosso mundo precisa de muita paz. O nosso Salvador Jesus Cristo já disse: ‘Eu te dou a minha paz’. Nós podemos ter paz com os colegas, na escola, em casa, respeitando e não ultrapassando os limites, não fazendo gracinha com o colega que não gosta. Viver em paz é muito bom. Que possamos entender que a paz é necessária, pois somos muito mais fortes e mais capazes”, comentou.

A programação contou com uma dinâmica de apresentação do Dado da Paz, por meio da canção “A cura do mundo – A paz”. Além disso, teve uma mostra com cartazes, feitos pelos alunos, com orientações e reflexões referentes à temática.

O fundador da Fazenda da Esperança, Dom Mário Pasqualotto, bispo emérito da Arquidiocese de Manaus, responsável pela Living Peace na região Norte, disse que o movimento foi criado no Egito, há 11 anos. E, agora, também estará na unidade de ensino do município de Manaus, sendo a realização de um sonho.

“Sonhei um dia em implantar aqui em Manaus e uma das metas principais era mesmo começar com as crianças, porque nasceu em uma escola. Eu escolhi uma escola de periferia. Acho que isso vem em uma hora certa, pelo momento de violência que passamos nas escolas. O dado não tem número, mas tem uma frase com um sentido de cristão do evangelho na arte de amar. Convidei a professora Dulce Almeida e o prefeito David Almeida, para que isso se espalhe em todas as escolas”, citou.

Projeto-Piloto

A escola municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, que conta com 2,7 mil alunos do 2º ao 8º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai desenvolver o projeto com ações pedagógicas de maneira transversal com os professores e alunos. Para o diretor Allan Andrade de Souza, a temática vem ao encontro com o trabalho realizado pela escola.

“É uma honra ter esse projeto na escola, que é mundial. A nossa escola está inserida em uma comunidade de grande vulnerabilidade social, com mais de 2 mil alunos. Aqui, a gente precisa trabalhar essa temática, para que possamos desenvolver outros trabalhos. A gente não trabalha somente dentro da escola, mas, sim, fora, com a comunidade”, contou.

O projeto tem como base o lançamento do Dado da Paz, que conta com frases para ajudar a construir relacionamentos harmoniosos entre todos. Esse monumento foi inspirado nos pontos da ”arte de amar”, que Chiara Lubich havia proposto, sob forma de um dado, às crianças do Movimento dos Focolares.

Nenhum comentário