VÍDEO: FUNCIONÁRIO DO BURGER KING URINA NA ROUPA APÓS SER PROIBIDO DE IR AO BANHEIRO

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Em Aracaju, José Vinicius Santos, funcionário de um quiosque do Burger King, localizado no shopping Jardins, relatou ter urinado nas calças por ser proibido de usar o banheiro sob ameaça de demissão por justa causa. A denúncia do trabalhador foi através de um video compartilhado nas redes sociais, confira:

“Parece até uma brincadeira. É uma situação humilhante, que a gente não espera que ninguém passe. Entrei lá por causa da minha família, da minha esposa, tenho um filho de três meses. Agora fico com medo de perder o emprego. A gente que é pai de família sabe que ficar desempregado não é uma opção”, disse o funcionário ao g1.

Apesar de não existir uma lei trabalhista específica sobre o limite de vezes que um funcionário vai ao banheiro, ou o tempo gasto nesse intervalo, o entendimento da justiça é que a empresa não pode intervir no assunto. “Não é previsto em lei, mas não precisaria ser. É uma necessidade fisiológica vinculada à dignidade humana”, segundo o especialista em direito do trabalho Ricardo Pereira de Freitas Guimarães.

A decisão da Justiça é embasada no artigo 5º , inciso X, da Constituição, que diz o seguinte: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito e a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

O caso será apurado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe. Veja a nota do órgão, “O procedimento encontra-se em fase inicial e tramita sob sigilo. Tão logo a situação seja apurada, mais informações serão passadas para a sociedade”.

O Burger King lamentou o ocorrido e anunciou que os envolvidos vão ser afastados.


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário