VEREADORES DEBATEM POLÍTICAS VOLTADAS A QUESTÕES AMBIENTAIS NO PLENÁRIO DA CMM

 

Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM
Questões climáticas e políticas voltadas para ações ambientais foram os principais assuntos levantados pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (07/11), durante o Grande Expediente. Fortalecendo os debates, a Sessão Plenária contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, que falou sobre a agenda ambiental do Executivo Municipal.

A pauta ganhou tempo na fala dos vereadores, tendo como pano de fundo problemas como ocupações irregulares em áreas de preservação e as constantes queimadas que têm causado grande volume de fumaça por dias consecutivos na capital.

O vereador Elan Alencar (DC) citou em seu discurso a criação de uma Frente Parlamentar Climática na Câmara Municipal.

“Quando a gente propõe aqui na Casa essa Frente Parlamentar Climática, é justamente para que possamos junto ao Governo Federal, Estado, Ipaam e Ibama entender porque estamos sofrendo tanto esse ano, para que no próximo ano a gente não continue com esse mesmo sofrimento, porque vai acontecer novamente”, disse o parlamentar.

Orçamento – Questões orçamentárias envolvendo políticas públicas ambientais do município também foram debatidas. Parte dos vereadores defendeu maior aporte de recursos destinados à Semmas, tendo em vista os impactos ambientais observados na capital.

“O orçamento vai chegar aqui nos próximos dias e espero que a gente se debruce sobre ele e não aceite qualquer distorção”, afirmou o vereador Rodrigo Guedes (Podemos).

O vereador William Alemão (Cidadania) mostrou preocupação sobre as fiscalizações realizadas pelos órgãos competentes em relação às queimadas.

“Minha maior preocupação sobre as queimadas, quando nós cobramos a fiscalização dos órgãos, é que quem realmente queima não seja fiscalizado, ou sempre tem por trás aquela proximidade com grandes políticos ou secretários. Nós passamos por essas queimadas todos os anos. É imoral tratar um caboclo igual a um grande fazendeiro”, destacou.

Cessão de Tempo – A Sessão Plenária contou com uma Cessão de Tempo ao secretário municipal da Semmas, Antônio Stroski. O gestor pediu apoio dos parlamentares para duas mensagens governamentais que tramitam na Casa Legislativa.

A primeira trata sobre a criação do Parque Municipal Sauim Castanheiras, na zona leste; a outra solicita a mudança no nome da Semmas para “Semmasclima”, incluindo o termo “Mudança do Clima” na nomenclatura oficial.

Nenhum comentário