VENEZUELA APROVA CRIAÇÃO DE NOVO ESTADO EM REGIÃO DA GUIANA

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Arquivo Agência Brasil)

Os eleitores venezuelanos aprovaram, nesse domingo (3), um plebiscito para a criação de um novo estado, em Essequibo, território da Guiana. A aprovação do plebiscito vai de encontro à decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), que determinou a não anexação da Venezuela à Guiana e dá suporte para que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, prossiga com a intenção.

A CIJ, sediada em Haia, também proibiu o país de realizar o referendo. No entanto, o referendo foi feito e recebeu 95,93% dos votos e os venezuelanos responderam cinco questões feitas pelo governo, que anexar o território de Essequibo.

A área pretendida pela Venezuela equivale a dois terços da Guiana, que é rica em petróleo e que vem sendo parte da disputa de nações vizinhas há bastante tempo. Maduro celebrou o resultado.

“Trata-se de um referendo histórico que colocou a Venezuela de pé e agora é hora de recuperar o que os libertadores nos deixaram”.

Já o presidente No domingo, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, classificou o referendo uma “controvérsia” e disse que “não há nada a temer nas próximas horas, dias e meses”.


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário