BRIGA ENTRE INDÍGENAS E FAZENDEIROS DEIXA MORTOS E FERIDOS NA BAHIA





Brasil - Lideres indígenas da etnia Pataxó-hã-hã-hãe foram baleados durante um confronto  com fazendeiros, na tarde deste domingo (21), na retomada do território Caramuru, no município de Potiraguá, no sul da Bahia. As informações são do site metrópoles.

De acordo com as  informações da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o cacique Nailton foi atingido e a irmã, Nega Pataxó, foi morta. Outras duas pessoas foram agredidas e uma mulher teve o braço quebrado.

Segundo as informações repassadas pelos indígenas,  a área foi cercada por dezenas de pessoas e policiais militares da Bahia também teriam atirado contra as vítimas.

Ainda segundo as informações, os fazendeiros tentam a reintegração de posse da fazenda.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) negou o embate entre os policiais e os indígenas. No entanto, o órgão destacou que a relação da comunidade originária com os fazendeiros não é amigável.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que dois indígenas foram baleados, e um fazendeiro levou uma flechada. Todos foram socorridos para o Hospital de Potiraguá.

Os fazendeiros foram presos e autuados por homicídio e tentativa de homicídio, após a morte da indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó, e a tentativa contra o cacique Nailton.



Fonte: D24am

Nenhum comentário