28 DE MARÇO: 10 ANOS DO ACIDENTE ENTRE CAÇAMBA E MICRO-ÔNIBUS QUE DEIXOU 16 MORTOS EM MANAUS

Foto: Reprodução 
Completa 10 anos nesta quinta-feira (28), o acidente trágico entre um caminhão e um micro-ônibus que matou 16 pessoas na avenida Djalma Batista, em Manaus.  Entre os mortos estavam os motoristas dos dois veículos, uma criança e uma grávida. 

Laudo

De acordo com o laudo divulgado na época, a caçamba não apresentou falhas mecânicas e que o tacógrafo, aparelho que marca a velocidade do veículo, estava entre 80 a 90 quilômetros por hora. Ou seja, o motorista dirigia acima da velocidade permitida naquele ponto da avenida Djalma Batista, onde aconteceu a colisão.

As informações já haviam sido divulgadas previamente no início do mês de abril, mas só foram confirmadas agora pelos peritos do I.C. O acidente que deixou 15 vítimas fatais e 16 feridos é considerado um dos mais trágicos na história do trânsito de Manaus.

Um laudo da Polícia Civil mostrou que o motorista da caçamba, Ozaias Costa de Almeida, 36, que morreu na colisão, havia ingerido bebida alcoólica e cocaína horas antes do acidente bebida alcoólica e cocaína horas antes do acidente . A punibilidade do motorista foi extinta com a morte, mas se ele estivesse sobrevivido ao acidente a polícia poderia responsabilizá-lo por homicídio culposo em direção de veículo automotor. 

Outro indício que coloca no motorista Ozaias a culpa pelo acidente foi o depoimento do acompanhante dele dentro da caçamba, o operador de retroescavadeira Raimundo Nogueira dos Santos, 46 Raimundo Nogueira dos Santos, 46 . Raimundo disse ao delegado Luiz Humberto Monteiro, da Delegacia de Acidentes de Trânsito (Deat) que pediu para Ozaias diminuir a velocidade.

Ao final da coletiva de imprensa na sede do Instituto de Criminalística, os peritos informaram que o laudo será enviado para o delegado Humberto, da Deat. O delegado Emerson Negreiros, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) disse no sábado (19) que o inquérito policial sobre o acidente deve ser finalizado e remetido à Justiça nos próximos 15 dias à Justiça nos próximos 15 dias .

Vítimas

Rosangela Cardoso Costa, 39 anos

Adriane da Silva Fernandes, 20 anos

Lincoln Oliveira de Souza, 21 anos

Homem com aproximadamente 30 anos, não confirmado.Suspeita de que seja Ricardo Oliveira, conforme IML

Ozaias Costa de Almeida (Motorista do caminhão)

Quézia Guedes de Souza , 24 anos

Clarice Gomes Pires, 58 anos

Luis Miguel Guedes de Souza, 1 ano e 6 meses

João Jorge Duarte Pires, 56 anos

Carlos Alberto da Silva Silveira, 50 anos

Gabriela Teles Messias, 26 anos 

Tânia Mara da Rocha, 50 anos

Sebastião Alves de Araújo, 50 anos

Domingos Messias de Souza, de 60 anos

Robert da Cunha Moraes, 26 anos

Nenhum comentário