CARGA COM ÓLEO DE COPAÍBA QUE SAIU DE MANAUS É APREENDIDA NO PARÁ




Quase duas toneladas de óleo de copaíba foram apreendidas na última terça-feira (26), na BR-010, município de Dom Eliseu, nordeste do Pará. Ao todo, 37 galões de óleo no valor de R$ 232.400,00, estavam sendo transportados com nota fiscal irregular. A carga saiu de Manaus com destino a São Paulo.

De acordo com informações dos fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), desconfiaram dos documentos apresentados na fiscalização.

“Durante a fiscalização um caminhão parou no posto e foram apresentadas notas fiscais referentes a 37 galões de óleo de copaíba de 50 kg cada, com origem em Manaus-AM e destino a São Paulo. Devido ao valor da carga e as notas serem de números 1, 3 e 4, a equipe desconfiou da operação e solicitou os documentos de embarque da balsa com origem em Manaus. Também foi notado que não havia carimbo da fiscalização do posto fiscal do São Francisco do Pará, que seria passagem obrigatória da mercadoria. A análise dos documentos mostrou que as notas fiscais foram emitidas em 25/03 e 26/03, o que torna impossível a mercadoria sair de Manaus e chegar no posto de fiscalização de Dom Eliseu no mesmo dia da emissão”, relatou o coordenador da unidade fazendária do Itinga, Gustavo Bozola.


Em consulta a imagens de câmeras de vídeo no âmbito nacional foi verificado que o veículo transportador havia passado no Estado do Goiás no último domingo (24), “sendo também impossível o caminhão atravessar todo o Estado do Goiás, o Estado do Tocantins, o Estado do Maranhão e o Estado do Pará para recolher a mercadoria em Manaus”, contou Bozola.



Nenhum comentário