STF ORDENA QUE ROBINHO CUMPRA PENA POR ESTUPRO NO BRASIL

(Foto: Reprodução/Instagram@Robinho)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu acatar o pedido da Justiça Italiana para que o ex-jogador de futebol Robinho cumpra sua pena no Brasil. A homolagação do pedido foi feita após uma votação, que teve 9 a favor e 2 contra. O STF definiu ainda que Robinho comece a cumprir a pena imediatamente. A defesa de o ex-atleva informou que vai apelar da decisão e solicitar que ele aguarde em liberdade o julgamento desse recurso, podendo adiar a prisão. Além disso, há a possibilidade de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o julgamento pela Corte Especial do STJ, formada pelos ministros mais antigos do tribunal, o advogado de Robinho, José Eduardo Rangel de Alckmin, afirmou que o ex-atleta está à disposição da Justiça e que não irá se opor caso um oficial de Justiça venha prendê-lo. A primeira preocupação da defesa é suspender a ordem de prisão imediata e pedir que a execução da pena ocorra apenas após o trânsito em julgado. O relator do caso, ministro Francisco Falcão, votou a favor da homologação do cumprimento da pena no Brasil, sendo acompanhado pelos outros ministros da corte, exceto Raul Araújo e Sebastião Reis, que votaram contra.

Robinho foi condenado em janeiro de 2022 na Itália por participação em um estupro coletivo a uma jovem albanesa em uma discoteca em Milão, em 2013, quando defendia o Milan. A Justiça italiana buscava há tempos que ele cumprisse a pena no Brasil, já que o país não extradita brasileiros. O processo se arrastou até o julgamento no STJ. Robinho teve o passaporte apreendido pela Justiça brasileira e vive em Santos desde então. Além dele, Ricardo Falco também foi condenado pelo mesmo período, enquanto outros amigos de Robinho não foram denunciados na época.

*PORTAL TUCUMÃ

Nenhum comentário