ELON MUSK ACUSA WHATSAPP DE VIOLAÇÃO DE DADOS PRIVADOS

(Foto: Reprodução/Instagram @elonmusk)

Elon Musk reacendeu uma polêmica no último sábado (6), sobre a segurança do WhatsApp com um comentário breve, mas marcante. Em uma postagem no X (antigo Twitter), um usuário perguntou: “Se as mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta, por que vemos anúncios relacionados às coisas que discutimos em nossos chats?”. A resposta de Musk foi clara: “O WhatsApp não é nada seguro.”

Esta não foi a primeira vez que o magnata da tecnologia criticou a plataforma de mensagens, pertencente à Meta de Mark Zuckerberg. Em maio deste ano, Musk respondeu a outra postagem no X, que afirmava que o WhatsApp “exporta dados dos usuários todas as noites, os quais são analisados e usados para publicidade direcionada, transformando os usuários no produto, não no cliente.”

“O WhatsApp exporta seus dados de usuário todas as noites. Algumas pessoas ainda acham que é seguro,” declarou o CEO da Tesla e da SpaceX, mencionando preocupações anteriores sobre a partilha de dados entre o WhatsApp e o Facebook, ambas empresas controladas pela Meta.

A comunicação por mensagens atraiu o interesse de Will Cathcart, o líder do WhatsApp, que imediatamente apoiou o comportamento da sua plataforma. “Muitos já disseram isso, mas vale repetir: isso não está correto. Levamos a segurança a sério e é por isso que criptografamos suas mensagens de ponta a ponta. Elas não são enviadas para nós todas as noites ou exportadas para nós,” disse Cathcart em sua postagem no X.

No entanto, o especialista em segurança Tommy Mysk, presente no debate, explicou que, mesmo com a criptografia de ponta a ponta das mensagens no WhatsApp “dados de usuários não se referem apenas a mensagens.”

“O metadata, como a localização do usuário, com quem o usuário está se comunicando, os padrões de quando o usuário está online, etc. Esse metadata, de acordo com sua política de privacidade, é realmente usado para anúncios direcionados nos serviços da Meta,” explicou Mysk.

“Então, Elon Musk está certo,” escreveu Mysk, que já havia encontrado vulnerabilidades de dados nos produtos do TikTok, Facebook e Apple, escreveu isso.


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário