CAMPANHA DE COMBATE A PRODUTOS CLANDESTINOS É LANÇADA EM SUPERMERCADO DE MANAUS
DIVULGAÇÃO |
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) lançou, nesta quinta-feira (29), a campanha “Carne clandestina: saúde em risco”, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos associados ao consumo de carne ilegal. A ação foi inaugurada no supermercado Baratão da Carne, na Avenida Rodrigo Otávio, zona sul de Manaus, e será expandida para outros municípios do estado.
O supermercado Baratão da Carne foi selecionado para a abertura da campanha por ter o Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) ativo, garantindo que a carne vendida está em conformidade com as normas higiênico-sanitárias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
José Omena, diretor-presidente da Adaf, ressaltou os riscos da carne clandestina, afirmando: “Não podemos esquecer que a clandestinidade tem impacto econômico e afeta diretamente o bem-estar dos animais.” Ele destacou que o abate irregular pode causar sofrimento aos animais e levar a problemas de saúde como intoxicação alimentar, verminoses e zoonoses, como Teníase, Brucelose e Tuberculose.
A campanha contará com ações educativas, incluindo o uso de banners, distribuição de folders informativos e fixação de cartazes. Além disso, servidores da Adaf visitarão estabelecimentos fora da sede para conscientizar empresários e clientes sobre a importância de adquirir carne com selo de inspeção.
A Adaf, que celebra 12 anos de existência no dia 29 de agosto, é responsável pela fiscalização e certificação de estabelecimentos que produzem e comercializam produtos de origem animal no Amazonas. A autarquia também opera barreiras de vigilância para monitorar o trânsito de animais e vegetais, prevenindo a disseminação de doenças.
Desde 2018, a Adaf convocou 281 candidatos aprovados em concurso, superando as 208 vagas previstas. A autarquia também implementou o atendimento remoto via WhatsApp, que já foi utilizado 7.614 vezes para solicitações como a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
* AM POST
Nenhum comentário