CAMPEÃO DO 25° ECO-FESTIVAL DO PEIXE-BOI EM NOVO AIRÃO SERÁ CONHECIDO NESTA SEGUNDA

 

(Fotos: Daniel Brandão)

A apuração do 25° Eco-Festival do Peixe-boi, onde serão divulgadas as notas e conhecido o vencedor da disputa, acontece nesta segunda-feira (28) a partir das 18h no Anfiteatro da Praça Municipal 'Hugo Carlos Frederico' em Novo Airão (distante 115km de Manaus).

Os peixes-bois Anavilhanas, com o tema "Airão: nosso território sagrado", e Jaú, com o tema "Raízes - suspiros da vida", se apresentaram oficialmente no sábado (26) e foram avaliados por 09 jurados, que lhes atribuíram notas para os 17 itens concorrentes no Eco-Festival, divididos em três blocos: A - Comum/Musical; B - Cênico/ Coreográfico; e C - Artístico.


 • Bloco A: Comum/Musical: 

(01) Apresentador, (02) Cantor, (05) Mensagem Ecológica, (06) Batucada, (10) Canção - Letra e Música e (14) Galera.


 • Bloco B: Cênico/Coreográfico: 

(04) Garota Encanto da Batucada, (07) Deusa da Canção, (08) Porta Estandarte, (09) Deus Mauá, (11) Mãe Natureza e (12) Coreografia.


 • Bloco C: Artístico: 

(03) Ala temática, (13) Fauna e Flora, (15) Indumentária Geral, (16) Conjunto e (17) Lenda do Peixe-Boi.


 Apresentação 

 No sábado (26), o Peixe-boi Anavilhanas (das cores verde e branco), com o tema "Airão: Nosso Território Sagrado", abriu o 25° Eco-Festival do Peixe-Boi, exaltando Novo Airão como a aldeia viva e uma terra sagrada, onde os povos Manaós, Tarumã, Baré, Dessana, Tikuna, Tukano e Waimiri-Atroari vivem em harmonia e ensinam sobre um futuro ecológico e de preservação.

O Peixe-boi Jaú (das cores verde e preto) encerrou a noite com o tema "Raízes - Suspiro da Vida", celebrando a Amazônia a partir dos quatro elementos da natureza em equilíbrio, enquanto berço de vida e de abundância. Suas raízes, seus povos, suas riquezas, bem como os seus sofrimentos e as lutas dos povos tradicionais e originários.



FONTE: A CRÍTICA

Nenhum comentário