PREFEITURA DE MANAUS DIVULGA PROGRAMAÇÃO MUSICAL E CULTURAL DO FESTIVAL PASSO A PAÇO 2019

DURANTE MEIA HORA ARTHUR NETO FALOU SOBRE O PASSO A PAÇO NO LES ARTISTES CAFÉ TEATRO  

Faltando 100 dias para os 350 anos da capital do Amazonas, a Prefeitura de Manaus lançou na tarde desta terça-feira, 16/7, o Festival Passo a Paço 2019, que este ano acontecerá de 5 a 8 de setembro e integra a programação oficial de celebrações de aniversário da cidade, promovida pelo município, comemorado dia 24 de outubro. O anúncio dos nomes das atrações musicais que formam o line-up do evento foi apresentado em um vídeo que também continham imagens das cinco edições anteriores, em cerimônia conduzida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no Les Artistes Café Teatro, centro histórico.

“O Passo a Paço é uma forma bonita de lançarmos a contagem regressiva para o aniversário de Manaus. Estamos a 100 dias dessa data e esse festival será o maior de todas as edições até aqui. Temos sempre que ser melhor e para isso estamos trazendo as atrações para todos os gostos e tribos, além de mantermos a feira gastronômica para que os nossos chefs de cozinha possam comercializar suas artes culinárias. O Passo a Paço nasceu em plena crise e hoje somos o maior festival de artes integradas da região Norte do país”, destacou o prefeito Arthur Neto, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.


ARTISTAS, SECRETÁRIOS E IMPRENSA PRESTIGIANDO O LANÇAMENTO DO PASSO A PAÇO
O Passo a Paço, que está em sua sexta edição, é um dos principais eventos de cultura da região Norte do país, e reúne no Centro Histórico de Manaus música, artes e gastronomia com uma programação gratuita ao público. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, pontuou a evolução, a diversidade e a importância do Passo a Paço no processo de ressignificação do centro histórico.

“Temos uma edição do Passo a Paço extremamente dedicada à celebração dos 350 anos da cidade de Manaus, porque não poderíamos deixar de entregar algo que fosse à altura da nossa cidade. No momento que vemos tanta intolerância, nós precisamos entregar o amor e o Passo a Paço vem celebrando, mais uma vez, a diversidade, fomentando a cena local, valorizando os trabalhos dos artistas desenvolvidos aqui e somando-se a grandes nomes da música nacional e internacional. O Centro é um lugar democrático. O Passo a Paço começou tímido, mas o prefeito Arthur entendeu que ele precisava continuar agregando e desbravando novos espaços dentro do centro histórico”, disse Bernardo.

Também estavam presentes no lançamento da programação, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto; a secretária da Semasc, Conceição Sampaio; e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Karla Bitar; além de vereadores e representantes da sociedade civil.

“Eu tenho dito que não interessa colecionar o patrimônio só por colecionar, nós temos que usá-lo. E esse evento traz essa vertente, essa perspectiva de uso do patrimônio. Que seja assim sempre. Para o Iphan, as pessoas estão no centro do processo. Do que adianta preservamos se não pudermos usar? Queremos que os patrimônios sejam utilizados e esta é uma forma muito nobre”, disse Karla.

Atrações
A principal atração deste ano é o rapper, produtor musical e ator americano Thomas DeCarlo Callaway, mais conhecido como CeeLo Green, que se apresenta no primeiro dia do evento, 5/9, no palco da Plataforma Malcher, situada dentro do porto de Manaus, às margens do rio Negro. Com influências do hip hop, funk e R&B, o artista se destaca por seu trabalho no soul, sendo dele o hit mundial “Crazy”, que alcançou a primeira posição em várias paradas de singles em 2016, além de “Cry Baby” e “Forget You”, ambas lançadas em 2010. Seu trabalho mais recente foi em 2015, com o álbum Heart Blanche.

Entre as atrações nacionais, a cena indie desponta com a participação do cantor e DJ Jaloo e da cantora, instrumentalista, atriz e escritora Letrux. Ambos irão se apresentar no novo palco da feira da Banana, juntamente com nomes como Sidney Magal, Roberta Miranda e Diogo Álvaro Ferreira, artisticamente conhecido como Baco Exu do Blues, um dos maiores rappers da música contemporânea. A proposta é promover a mistura dos conceitos de cult e brega.

Ainda dentro do conceito alternativo, a banda Liniker e os Caramelows reforçam a diversidade do Passo a Paço, trazendo ao palco da Plataforma Malcher músicas do soul e black music em composições autorais e que abordam as relações com pessoas e com o mundo. Completam o time de artistas nacionais a funkeira Ludmilla, o rapper Emicida, o cantor Fagner e o sambista Zeca Pagodinho.

Além disso, mais de 30 artistas locais se somarão às atrações nacionais, abrilhantando e dando o toque amazônico ao evento. Eles irão comandar os palcos do Coreto da praça Dom Pedro II, Banana e Plataforma Malcher.

‘Passinho’
Inovando, mais uma vez, e pensando no lazer e segurança de crianças e jovens, o último dia do Passo a Paço 2019, o domingo, 8/9, será totalmente dedicado às famílias. Nesse dia, a programação cultural estará concentrada no palco Arena (estacionamento do Paço da Liberdade) e no Coreto, junto à Feira Gastronômica.

Uma das atrações é o grupo paulista Barbatuques que, além do vocal, utiliza a percussão corporal, sapateado e improvisação, que tornaram o grupo reconhecido e atuante tanto no meio artístico quanto educacional, resultando em espetáculos musicais, álbuns, treinamentos e oficinas que já foram levados a mais de 20 países ao redor do mundo.

Fecha a programação do “Passinho”, a dupla de comediantes do FutParódias, que já tem mais de seis milhões de inscritos no canal do YouTube com vídeos de paródias sobre futebol.

Teatro

Considerado referência nacional no teatro de bonecos, o Grupo Giramundo, que tem 50 anos de trajetória, é a proposta que o Festival Passo a Paço traz para este ano. Uma exposição comemorativa será montada no espaço do Museu do Porto, sob a administração da Prefeitura de Manaus, que realizará também a intervenção urbana nas ruas do centro histórico, onde acontece o evento, com bonecos de mais de 4 metros de altura.

Um dos grupos de teatro de bonecos mais premiados em todo o mundo, o Giramundo é uma atração para todos os tipos de públicos: do adulto ao infantil. A cada ano, além de montar um novo espetáculo, o grupo faz uma remontagem. As 950 marionetes, que já encenaram ou ainda encenam as peças do grupo, compõem o maior acervo de coleção privada do Brasil.
Atrações do Passo a Paço 2019
5 de setembro
CeeLo Green
Ludmilla
Jaloo
Roberta Miranda

6 de setembro
Emicida
Fagner
Letrux
Sidney Magal

7 de setembro
Zeca Pagodinho
Liniker e os Caramelows
Baco Exu do Blues
Guto Lima
8 de setembro – Passinho
FutParódias
Barbatuques
Raylla Araújo
Lorenzo Fortes
Marcella Bártholo
Show da Zelda
Gandhicats
Di Bubuia
Atrações Locais

Anne Jezini
Santaella
Coletivo 333
Gramophone
Elisa Maia
Baile da Papaizinha
Manauaras em Extinção
Bumba Meu Rock
Saturno
May Seven
Oblivion
Serginho Queiroz
Dan Stump
Lotus
James Rios
Sinezio Rolim
Mady e Seus Namorados
Antônio Bahia
Lary Go & Strela
Saravá
Catraia Rock
Pororoca Atômica
Raulnei e Renier de Carvalho
Mão pra Riba
Carol Amaral

Nenhum comentário