SECRETÁRIO LUIZ ALBERTO CARIJÓ RECEBE MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS


Com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, seja no Executivo como auditor fiscal, secretário municipal, articulador político e prefeito, ou no Legislativo, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus, o atual secretário municipal extraordinário de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, recebeu nesta quarta-feira, 31/7, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, em reconhecimento a sua dedicação à cidade. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fez questão de comparecer à homenagem, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro e vários membros de sua equipe de trabalho.

“Ele é um excelente secretário de articulação política, precisamente porque ele é uma figura que constrói. Ele não gosta de destruir”, destacou o prefeito. “Ele é muito partidário de uma tese que eu tenho que é que o diálogo sempre vale a pena, sempre é benéfico, ainda que a gente ache ou tenha quase certeza de que não vai dar em nada. Mas, a tentativa do diálogo educa as duas partes envolvidas e quem sabe no futuro mais adiante não venha a se estabelecer a convergência entre pessoas que aprenderam a se respeitar na divergência”, defendeu o prefeito.

Para ele, a figura do homenageado representa exatamente isso: a construção de pontes políticas. “E isso é necessário para fazermos um governo tranquilo”, disse o prefeito que parabenizou Luiz Alberto Carijó pela homenagem e pela grande demonstração de carinho que foi dada a ele na sessão que lhe outorgou a medalha. Boa parte da trajetória política do homenageado foi realizada ao lado do prefeito Arthur Virgílio Neto, que teve início em 1986, no movimento Muda Amazonas, que tinha o atual prefeito como candidato ao governo e seguiu em frente com a participação de Carijó nos três mandatos que Arthur exerceu frente à Prefeitura de Manaus.


Nascido no Rio de Janeiro, Carijó veio para Manaus aos 9 anos e, desde então, participou ativamente da rotina da cidade, como estudante e depois como profissional – ele é economista e agrônomo – e desde cedo dedicou-se à política. É servidor público de carreira, concursado como auditor fiscal. Com a homenagem, Carijó disse que a Câmara está lhe dando a possibilidade de trocar de naturalidade. “Hoje, posso dizer que estou mudando minha certidão de nascimento porque estou renascendo, como manauara, que é o que eu sempre quis”, afirmou Carijó. Visivelmente emocionado, Carijó relatou seu amor pela cidade que começou “desde a primeira baforada de calor” que ele recebeu ao desembarcar em Manaus, em 1971.

A homenagem foi proposta pelo vereador Amauri Colares e teve aprovação por unanimidade dos 41 vereadores. A sessão também contou com a participação maciça dos vereadores, além de autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil, entre eles o senador do Amazonas, Plínio Valério.

Nenhum comentário