BELARMINO LINS: “AMAZÔNIA PREOCUPA E AVANÇOS SOBRE PRESERVAÇÃO PRECISAM PROSSEGUIR”



Autor de um projeto de lei que instituiu, no calendário oficial do Estado, o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) diz que, lamentavelmente, a data “é mais de preocupação do que motivo para grandes festas” em virtude da onda de desmatamentos e de desequilíbrios ambientais em todo o país.

Em 9 de novembro de 2018, o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) aprovou a instituição da data para ser oficialmente comemorada em âmbito estadual. Para o parlamentar, o Dia da Amazônia, além de motivo de preocupação, exige do Governo Federal uma postura mais firme em relação a região.

Ele reconhece, entretanto, que há avanços recentes que poderão, em breves dias, comprovar que o governo Jair Bolsonaro “se mexeu” em favor da Amazônia. E citou evento em que o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, prometeu, em reunião com governadores amazônicos, a realização do zoneamento econômico-ecológico e a regularização fundiária da região.

“Esperamos, sinceramente, que esses avanços prossigam, pois não temos dúvida de que se o Governo Federal cuidar bem da Amazônia e da sua rica biodiversidade, estará cuidando bem da própria segurança e soberania nacional, assim como também preservar a Zona Franca de Manaus é assegurar o desenvolvimento econômico do Norte do país de forma sustentável”, destacou o líder do PP na Aleam.

A Amazônia, “com justiça”, afirma Belarmino Lins, já foi descrita em prosa e verso por muitos historiadores e intelectuais de reconhecido valor. “Ela é impressionante por sua exuberante biodiversidade e por seu fabuloso patrimônio mineral, além da sua importância para o equilíbrio climático do planeta, ela é um tesouro genuinamente nosso, cobiçado pela ganância internacional e que por isso mesmo devemos preservar”, finaliza.
....
Deputado Estadual Belarmino Lins – PP
Assessoria de Imprensa
J Taketomi – 99223 6343

Nenhum comentário