ENCONTRO MUNICIPAL DO BOLSA FAMÍLIA ABORDA O SETEMBRO AMARELO

Foto: Reprodução

Até a próxima sexta-feira, 27/9, a Prefeitura de Manaus realiza o 2° Encontro Municipal do Programa Bolsa Família com o tema “Juntos pela vida: prevenção e estratégias de valorização da vida”, na escola estadual José Belarmino Lins, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Norte. A ação, iniciada nesta segunda-feira, 23, deve envolver mil pessoas, entre pais de alunos de escolas municipais e estaduais beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

O encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e terá, além da palestra de “Prevenção e estratégias de valorização da vida”, composição de mesa, com abertura para perguntas e respostas dos participantes.

O primeiro evento, realizado em 2017, tratou de questões específicas do Bolsa Família. Em 2019, a ideia é intensificar as ações do Setembro Amarelo, com formas de prevenção e estratégias de valorização da vida e contra o suicídio.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), da Semed, Marcionília Bessa, ressaltou também que a intenção do encontro é ajudar os pais a entenderem melhor o comportamento, as atitudes dos seus filhos, para em seguida adotarem as devidas intervenções.

“O encontro vai trazer muitas informações importantes sobre a valorização da vida, o que vai ajudar os pais a educarem melhor os filhos, sobrinhos, netos, ou seja, aqueles que estão sobre os seus cuidados. Além disso, vai ajudar a observar algumas posturas e comportamentos dos filhos, que não estão sinalizando algo normal o mais rápido possível”, explicou.

Na Semed, a ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas e Especiais (Gacpe), e de acordo com a gerente da unidade, Dicérlia Ortiz, os encontros buscam trazer temáticas pertinentes que ajudam na formação dos alunos dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

“A gente traz temáticas diferenciadas a cada ano, para que os pais melhorem a qualidade de educação dos filhos, a relação entre pai e filho na educação, ou seja, fatores do cotidiano. Em 2019, o encontro traz um assunto importante que é a questão do suicídio, para alertar e mostrar meios de prevenção”, destacou.

Primeiro dia
A ação desta segunda-feira foi marcada pela presença de, aproximadamente, 200 pais e responsáveis, além de representantes de órgãos do município. A explanação da temática principal do evento ficou por conta da psicóloga Luziane Costa.

“Precisamos quebrar o tabu a respeito do suicídio e entender que falar sobre isso pode possibilitar o pedido de ajuda de alguém que esteja com o pensamento suicida”, explicou.

A dona de casa Tamara da Silva, mãe do Luiz da Silva, 14, aluno do 8º ano do ensino fundamental, da escola municipal São Benedito, na Cidade de Deus, zona Leste, foi uma das participantes do encontro. Para ela, a palestra irá ajudar a observar melhor o comportamento do seu filho. “O encontro foi bastante esclarecedor. Adorei. Agora vou observar mais o comportamento e o jeito do meu filho”, disse.
— — —
Texto – Emerson Santos / Semed

Nenhum comentário