VÍDEO: SENADOR DISPARA CONTRA MANIFESTANTES EM FRENTE AO PARLAMENTO DO HAITI E DEIXA FERIDOS



O senador haitiano Jean Marie Ralph Féthière abriu fogo contra manifestantes que protestavam em frente ao Parlamento do Haiti, na capital Porto Príncipe, nesta segunda-feira (23). Duas pessoas ficaram feridas: um fotojornalista da Associated Press e um segurança.
De acordo com o jornal “The Guardian”, Féthière – que faz parte da base governista – tentava deixar o Parlamento em um carro, mas não conseguiu passar pelos manifestantes. O senador, então, avisou que efetuaria os disparos se os manifestantes não se dispersassem.
A uma rádio haitiana, o político disse que foi atacado por um grupo de militantes violentos e que se valeu do direito à autodefesa. “Indivíduos armados me ameaçaram. Foi proporcional. Mesma força, mesma resposta”, afirmou.
Fotojornalista da AP foi atingido por estilhaços de bala no rosto após senador efetuar disparos no Haiti — Foto: Andres Martinez Casares/ReutersFotojornalista da AP foi atingido por estilhaços de bala no rosto após senador efetuar disparos no Haiti — Foto: Andres Martinez Casares/Reuters
Entretanto, o jornalista ferido, Chery Dieu-Nalio, vestia um colete que o identificava como parte da imprensa. Atingido por estilhaços de bala, ele foi tratado e passa bem.
O outro ferido foi um agente de segurança identificado como Leon Leblanc, que também trabalha como motorista. Não se sabe o estado de saúde dele.

Crise no Haiti

Manifestantes queimam pneus em protesto contra o governo do Haiti em Porto Príncipe — Foto: Andres Martinez Casares/ReutersManifestantes queimam pneus em protesto contra o governo do Haiti em Porto Príncipe — Foto: Andres Martinez Casares/Reuters
Os manifestantes participavam de protesto contra a nomeação de Fritz-William Michel ao cargo de primeiro-ministro, que já havia sido adiada em meio à convulsão política no país.
O Haiti vive uma série de protestos contra o presidente Jovenel Moïse – que é o responsável por nomear o premiê – e contra o aumento no custo de vida e falta de combustíveis. Piquetes e barricadas bloquearam ruas pelo país.
De acordo com o “Guardian”, a renda per capita anual no Haiti é de US$ 350 – menos do que R$ 1,5 mil. Além disso, a inflação está em 19% ao ano.
CONFIRA O VÍDEO DO MOMENTO DA REAÇÃO DO SENADOR:

*Com informações do G1

Nenhum comentário