GOVERNO DO AMAZONAS PARTICIPA DO TRADICIONAL DESFILE MILITAR DE 7 DE SETEMBRO, NO SAMBÓDROMO

Foto: Claudio Heitor/Secom
O Governo do Estado participou de mais um tradicional desfile militar das Forças Armadas em comemoração pelo Dia da Independência, celebrado neste sábado (07/09). Cerca de 20 mil pessoas compareceram ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na zona centro-oeste da capital, para acompanhar o desfile de quase 5 mil oficiais e auxiliares.

 O governador Wilson Lima participou do evento juntamente com a primeira-dama Taiana Lima. Secretários de Estado e representantes das Forças Armadas estiveram presentes para acompanhar a programação.

 Este ano, o tema “Amazônia: soberania, fraternidade e paz” foi escolhido para conduzir as comemorações da Semana da Pátria e do Amazonas.

 “O 7 de Setembro é uma data muito importante para ressaltar e também reverenciar os símbolos cívicos, ainda mais num momento em que há uma tensão muito grande voltada para o Brasil, sobretudo para a Amazônia, para reforçar esse nosso sentimento de pertencimento”, destacou o governador Wilson Lima.

Desfilaram cerca de 4.847 homens e mulheres das Forças Armadas e auxiliares. Tropas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também estiveram presentes.

 “Nós apresentamos aqui parte do nosso efetivo, e também parte dos nossos equipamentos, equipamento que é empregado nas ruas, e esse aqui é um espaço em que é importante mostrar como estamos preparados, como as Forças Armadas estão preparadas para defender a Amazônia, para defender o que é nosso, numa data tão simbólica, num 7 de Setembro”, afirmou o governador.

 Ao todo, 2.048 militares desfilaram representando o Exército Brasileiro, 427 representando a Marinha do Brasil, e 820 foi o efetivo de militares da Força Aérea Brasileira.

O general César Augusto Nardi, comandante-geral militar da Amazônia, destacou a importância da comemoração simbólica das datas cívicas, e falou sobre a participação de tropas militares da Colômbia e do Peru no desfile, em Manaus.

 “Nós estivemos agora, recentemente, em exercício da Marinha do Brasil, junto com as Marinhas da Colômbia e do Peru, e nessa data elas vêm para o Brasil, fazem o exercício aqui também e nos prestigiam mostrando a união dos nossos países. Inclusive, nós compartilhamos desafios comuns nessa região e nos apoiamos. Há um apoio mútuo das Forças Armadas nas operações de fronteira, na segurança, na soberania de cada um dos países, então nós trabalhamos juntos”, afirmou o general.

 A cerimônia foi encerrada com a solenidade de Abafamento do Fogo Simbólico.


Nenhum comentário