VÍDEO: SENADOR OMAR AZIZ CONVERSA COM PAULO GUEDES E DEVE RECEBER RESPOSTA EM 72H SOBRE IPI

Foto: Reprodução/BNC AM

O senador Omar Aziz (PSD) divulgou vídeo no começo da noite desta segunda, dia 13, para informar que acabara de ter uma demorada conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) dos concentrados de guaraná usados pela indústria de refrigerantes.
Segundo o senador, o objetivo da conversa, a qual tratou em nome da bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional, foi apresentar ao ministro a angústia que o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) está vivendo com a insegurança jurídica provocada pelo governo federal.
Guedes, de acordo com Omar Aziz, prometeu dar uma resposta em até 72 horas. O senador disse que o Amazonas quer uma posição definitiva, antes que as empresas do setor, principalmente Coca-Cola e Ambev, resolvam deixar a ZFM.
O objetivo é impedir que prevaleça a redução de 10 para 4% da alíquota do IPI, conforme decreto assinado em 2018 pelo então presidente da República Michel Temer (MDB). Os 10% tinham validade até o final de 2019, e o governo federal não fez questão de renovar essa medida, deixando que ela caducasse.

Velha questão

Na conversa, Omar disse que lembrou ao ministro que essa mesma questão já foi tratada desde o início do governo Bolsonaro.
Ele fez questão de ressaltar que a luta é de toda a bancada amazonense, preocupada em evitar que o estado perca as empresas investidoras do polo de extratos de guaraná para a produção de refrigerantes.
A redução da alíquota do IPI praticamente anula a vantagem comparativa da ZFM para manutenção do setor de concentrados.
 Veja o vídeo do senador




* Com informações do BNC AM

Nenhum comentário