PRESIDENTE TEM POST APAGADO DE VÁRIAS REDES SOCIAIS

   

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), teve um vídeo removido do Facebook e do Instagram nesta segunda-feira (30). 

Segundo relatos, o vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro no domingo, violava a medida da quarentena, modo adotado para evitar a contaminação do novo Covid-19.

No vídeo o presidente provoca aglomerações durante um passeio em Brasília e também voltou a se posicionar contra o isolamento social, defendido por autoridades de saúde do mundo inteiro como medida eficaz para conter o coronavírus.

De acordo com um porta-voz do Facebook, a plataforma remove “conteúdo no Facebook e Instagram que viole nossos Padrões da Comunidade, que não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas”.

A remoção das redes sociais seguiu atitude do Twitter, que, ainda no domingo, também excluiu dois vídeos do presidente, publicados na mesma situação do passeio por Brasília. Facebook e Instagram mantiveram, porém, o vídeo em que o presidente está em um supermercado.

Leia nota do Twitter

Leia a nota completa do Twitter sobre a exclusão dos posts do presidente da República: "O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir COVID-19.

Conteúdos contrariam autoridades de saúde do mundo

As redes sociais não deixaram claro quais pontos específicos das imagens ou das declarações dos dois posts levaram à exclusão.
Os posts excluídos haviam sido gravados pela equipe de Bolsonaro mostrando visita do presidente a Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal, contrariando recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde quanto ao isolamento necessário para barrar a expansão do coronavírus.
Mas o Twitter não explicou como exatamente os dois posts excluídos infringiam as regras da empresa. Esta é a primeira vez que a plataforma exclui conteúdos do presidente.
Além das publicações apagadas, há outras do passeio de Bolsonaro em Brasília e de declarações deste domingo sobre o coronavírus que continuam no ar.
No vídeo que foi apagado nas três redes sociaisBolsonaro conversa com um ambulante, defende que as pessoas continuem trabalhando, e diz para “quem tem mais de 65 ficar em casa”. Ele acena positivamente quando uma das pessoas na aglomeração diz que “tem que abrir os comércios e trabalhar normalmente”.


o segundo vídeo, removido apenas do Twitter, ele entra em um supermercado, volta a provocar aglomerações, critica as medidas de isolamento e diz para jornalistas que “o país fica imune quando 60%, 70% foram infectados” e que um remédio contra o coronavírus “já é uma realidade”, sem apresentar comprovação.
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1244271496543035400?s=20
Apesar de haver pesquisas iniciais, não há remédio com atuação comprovada contra o coronavírus e ninguém sabe quando teremos.
Fonte: G1

Nenhum comentário