FPF TECH REALIZA CURSOS UTILIZANDO RECURSOS DA LEI DE INFORMÁTICA PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO PIM


Os cursos estão sendo ministrados no âmbito do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos (PPFRH), que tem como principal objetivo a formação de recursos humanos em competências que apoiem a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

A indústria 4.0, ou fábrica inteligente (Smart Manufacturing), tem sido caracterizada por tecnologias disruptivas e pela convergência das tecnologias da informação, comunicação e automação, que possibilitam, por exemplo, a interconexão entre máquinas e dispositivos e a virtualização das plantas fabris, por meio da utilização de recursos sofisticados para a sua gestão.

Antenada às necessidades do mercado, a FPF Tech criou o Programa de Capacitação Profissional para o Novo Ciclo da Produção Industrial, concebido na linha do projeto estruturante estabelecido pelo PPFRH, com o objetivo de capacitar profissionais em conhecimentos voltados às indústrias e empresas, no novo ambiente da Indústria 4.0.

Os cursos oferecidos apoiam iniciativas que tornam as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e dos demais segmentos mais produtivas e inovadoras, além de consolidar novos conhecimentos na região.

Processo de inscrição
O processo de inscrições para os cursos no âmbito do PPFRH possui regulamentação própria. Em geral, esses cursos são financiados por meio dos recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), realizados nas grandes áreas para formação de recursos humanos, e visam preparar, prioritariamente, os funcionários das empresas para atuar no ambiente da Indústria 4.0. Havendo disponibilidade, são abertas vagas para a comunidade, desde que cumpridos os critérios a serem divulgados e os pré-requisitos mínimos estabelecidos para cada curso.

Todos os cursos são presenciais e a maior parte deles está sendo realizada na FPF Tech. Apenas alguns cursos específicos serão realizados nas empresas participantes.

A importância de se investir na qualificação profissional
De acordo com Niomar Lins Pimenta, engenheiro eletricista que atua na área educacional da FPF Tech, esses cursos podem ajudar muito na qualificação dos profissionais da indústria de Manaus, pois todos estão sendo ministrados por excelentes profissionais. “É relevante ressaltar a transferência da experiência e do conhecimento acumulado pela FPF Tech, ao longo dos seus 21 anos de existência, para a comunidade. A maneira mais adequada para isso é por meio da qualificação profissional”, Niomar ressaltou.

“Os profissionais que ministram os cursos, além de possuírem capacidade didática, também atuam nas áreas. Busca-se, dessa forma, a associação do binômio teoria + prática, ou, em uma frase, mãos na massa. Todos os cursos ministrados pela FPF Tech possuem essa mesma filosofia didática”, finalizou.

A realização dos cursos conta com o apoio do CAPDA, da SUFRAMA e do MDIC, que conceberam e são os responsáveis pelo PPFRH. Além destes, também se destacam a Fundação Muraki, que é a coordenadora do PPFRH, e as empresas que investem seus recursos de P&D no Programa.

Cada curso terá uma turma constituída por 40 (quarenta) alunos, beneficiando 160 pessoas profissionais de diversas empresas do Polo Industrial.

Nenhum comentário