últimas

VACINA DE OXFORD TEM RESPOSTA IMUNE EM ADULTOS DE TODAS AS FAIXAS

 

Os anticorpos neutralizantes do novo coronavírus foram identificados em 99% dos voluntários (Crédito: Pexels)

A revista científica Lancet divulgou nesta quinta-feira (19) que a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford teve uma boa resposta para os testes da fase 2. Os estudos mostraram que ela foi capaz de induzir uma resposta imune em adultos de todas as idades, inclusive em idosos com mais de 70 anos.

Durante o ensaio da fase 2, a vacina foi avaliada em 560 voluntários adultos saudáveis com idades entre 18-55 anos, 56-69 anos e com 70 ou mais anos de idade. Os voluntários receberam 2 doses da vacina ChAdOx1 nCoV-19, ou uma vacina placebo MenACWY. Não foram observados nos voluntários eventos adversos graves de saúde.

Os anticorpos neutralizantes do novo coronavírus foram identificados em 99% dos voluntários de todas os grupos etários em 28 dias após a dose de reforço. Houve um “pico” na quantidade de células T, vitais para o combate ao vírus, 14 dias após a primeira dose da vacina ChAdOx1, segundo informações divulgadas pelo Portal iG.

A vacina apresentou menos reações adversas em voluntários mais velhos do que nos mais jovens. Entre as principais reações estão: dores de cabeça, dor no local da aplicação e febre. Apesar dos resultados positivos, a eficácia da vacina de Oxford só poderá ser confirmada com a finalização dos testes da fase 3.


ISTOÉ*

Nenhum comentário