Aconteceu!

SAMEL: PROXALUTAMIDA 300 Mg ADMINISTRADA EM 14 DIAS PODE SER A SOLUÇÃO CONTRA A COVID-19

 

O presidente do grupo Samel, em Manaus, Luís Alberto (Beto) Nicolau, informou à imprensa, na tarde desta terça-feira (09/02), que são animadores os testes da droga proxalutamida em pacientes de coronavírus (covid-19) de UTI no Amazonas, segundo revelam estudos dos cientistas médicos Andy Goren, da Califórnia, e Flávio Cadegiani, do Brasil, que, segundo ele, “trazem boa esperança de cura da doença”.

Ele disse que o medicamento, que age como antibiótico no organismo do paciente, foi testado em 42 pacientes internados há mais de 72 horas, em doses diárias de 300 mg, durante 14 dias. Todos os voluntários do estudo tinham de 60% a 70% dos pulmões comprometidos. O “método do ensaio clínico é o randomizado, duplo cego com placebo”, informou.

    ANDY GOREN, BETO NICOLAU E DR. DANIEL

Luís Alberto disse, ainda, que como resultado, nenhum dos testados teve evolução negativa do estado de saúde. Ao contrário, melhoraram, a ponto de não ter sido preciso intubar ninguém, contaram os médicos, embora alguns tivessem essa indicação antes do estudo.

Os com infecção de 50% a 60% dos pulmões, nesse período de 72 horas, reduziram a lesão para, no máximo, 15%, informaram.

Além disso, disseram, 20% (8) dos pacientes tiveram alta nesse período, quando não era esperada nenhuma. E acrescentaram que a previsão inicial admitia a possibilidade de que quatro ou cinco pacientes não resistissem ao quadro da doença.

De acordo com Cardegiani, o proxalutamida acena com a possibilidade de romper com os quatro principais mecanismos que têm levado pacientes à morte. São eles a forte carga viral do vírus, inflamação pulmonar aguda e intensa, infecções bacterianas e fúngicas e os tromboembolismos.

Agora, os estudos vão ser ampliados para pacientes no interior do Amazonas, anunciou Beto Nicolau. Serão cerca de 60 voluntários para os testes com a proxalutamida nos municípios de Itacoatiara e Parintins.

Fonte: 18horas.com.br//BNC

Nenhum comentário