AGENTES DE SAÚDE ERRAM, E IDOSA TERÁ QUE TOMAR 3 DOSES DE VACINA

Foto: Arquivo pessoal

Um erro dos agentes de saúde de Independência, cidade no interior do Ceará, fez com que Francisca Soares Bezerra, de 80 anos, recebesse duas doses da vacina Coronavac, em um intervalo de apenas seis dias.

Francisca havia tomado a primeira dose no dia 12 de março. De acordo com a sua carteira de vacinação, sua próxima dose deveria ser no dia 9 de abril. Os agentes de saúde, entretanto, passaram na residência da idosa antes do prazo e não conferiram a carteira de vacinação dela.

Ao Diário do Nordeste, a filha de Francisca, Rozélia Bezerra, 59 anos, afirmou que a mãe chegou a questionar os agentes de saúde. “Ela anda esquecida. Então, pensou que estivesse tomando na data certa. Por isso, perguntou somente após a agente concluir: ‘Já é a segunda dose?’. Foi quando os profissionais de saúde responderam que seria a primeira”, disse.

Devido a necessidade de respeitar o intervalo entre as doses para a melhor eficácia do imunizante, Francisca terá que tomar a vacina pela terceira vez.

O secretário de saúde de Independência reconheceu o erro. Ele alega que foi uma falha de comunicação na substituição da equipe de vacinação domiciliar.

Uma nova carteira de vacinação foi entregue a Francisca. A previsão para a próxima dose é entre 21 a 28 dias. A segunda dose – aplicada erroneamente – passa a ser contada como se fosse a primeira.

Metrópoles*

Nenhum comentário