BANHISTAS ENCONTRAM MAIOR PEIXE ÓSSEO DO MUNDO MORTO EM PRAIA DO CEARÁ

 

Foto: Divulgação

Quem passou pela Praia da Leste-Oeste em Fortaleza, no Ceará, viu um momento único, mas triste. Um peixe-lua da espécie Masturus lanceolatus foi encontrado morto por um surfista e impressionou a todos. Não é para menos, já que esta é a maior espécie óssea de peixe do mundo – e vive no litoral brasileiro. 

Em entrevista ao UOL, o especialista Luís Ernesto Arruda Bezerra, do Labomar (Instituto de Ciências do Mar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), deu mais detalhes. “Essa espécie é comum em águas tropicais e temperadas. Vive em grandes profundidades mas pode vir à superfície eventualmente”, explicou.  

O animal se destacou pela sua anatomia diferente de outras espécies marítimas.

O peixe ósseo apareceu morto após a maré baixar. Segundo a pesquisadora Caroline Vieira Feitosa, também do Labomar, em entrevista ao UOL, trata-se de espécie de águas profundas, vivendo a aproximadamente 700 metros de profundidade. 

O peixe-lua é visto raramente por viver em grande profundidade

“Para ele aparecer nessa situação, provavelmente ele deveria estar acometido por alguma enfermidade, alguma coisa que a gente não sabe porque não foi a gente que coletou o animal”, explicou ao portal.


Fonte: Hypeness

Nenhum comentário