IPEM-AM INICIA AULAS PRÁTICAS DA 1ª TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE METROLOGIA BÁSICA


 

Na tarde desta quarta-feira (24/03), o Instituto de Pesos e Medida do Amazonas (Ipem-AM) deu início às aulas práticas para a primeira turma do curso de formação de metrologia básica, ofertado em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O curso ocorrerá até sexta-feira (26/03).
 
O objetivo é capacitar e qualificar novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho, nas diversas áreas da metrologia. As aulas estão sendo ministradas, no horário de 14h às 18h, no laboratório do Ipem-AM, localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
 
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essa é a primeira turma de alunos do curso de metrologia básica, mas que até o final do ano outras turmas serão formadas.

 
“Nesse primeiro momento serão formados 30 novos profissionais, que após o curso de metrologia poderão atuar no mercado de trabalho. Essa é uma iniciativa do Governo do Estado que, por meio do Ipem e Cetam, pretende formar diversas turmas até o final do ano”, informou Márcio André.
 
A carga horária do curso é de 60 horas, divididos em aulas teóricas e práticas. Contudo, as aulas teóricas foram realizadas no período de 08 a 19 de março de 2021, de forma remota (on-line) pelo Cetam.

 
Segundo o chefe de fiscalização do Ipem-AM e coordenador do curso de formação de metrologia básica, Adriano Cardoso, as atividades práticas têm intuito de promover o contato direto dos alunos com os equipamentos e instrumentos, permitindo conhecer todo o processo na área de atuação da metrologia.
 
“As aulas práticas são fundamentais para que os alunos possam conhecer o processo e atuarem nas diversas áreas da metrologia. Com isso, nós levaremos os alunos a campo para conhecer de perto todo o processo de verificação dos postos de combustíveis, para verificar se a quantidade de combustível abastecida nos veículos corresponde com o valor pago pelo consumidor, bem como os instrumentos de medição, dentre outras atividades que serão realizadas”, explicou Adriano Cardoso.

 
Atividades – Os alunos terão aulas práticas no laboratório de Pré-Medidos do Ipem-AM, e também irão a campo, com atividades a serem realizadas nos postos de combustíveis para conhecer o processo de verificação de bombas de combustíveis, no que se refere à quantidade, e os componentes de segurança das bombas medidoras; verificação taxímetro com a simulação do uso do taxímetro na prática, onde o aluno irá aprender os parâmetros de programação; verificação de balanças comerciais, com os instrumentos de calibração; visita no laboratório de instrumentos de medição, com a parte prática dos instrumentos, paquímetro, micrometro e relógio comparador, goniômetro, réguas e escalas graduadas.

 
Ao término do curso os alunos serão avaliados por meio de uma prova prática, com intenção de avaliar aprendizagem individual, e em seguida serão contemplados com certificados.

 
FOTOS: Alexandre Vieira / Ipem-AM
 

Mais informações: Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM): Alícia Oliveira (99432-5852 / 98472-9772).


Nenhum comentário