GOVERNO DO ESTADO LANÇA PROGRAMA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM FEIRAS DA CAPITAL

Foto: Herick Pereira/Secom

Nesta quinta-feira (05/08), o Governo do Estado firmou uma parceria com a Prefeitura de Manaus para a implantação do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, nas feiras e mercados da cidade. O acordo foi assinado durante o lançamento do 1º Plano Safra de Manaus, ocorrido por volta das 16h, no Shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus.

A parceria visa diminuir os impactos do desperdício de alimentos que não possuem mais valor comercial, mas que ainda mantêm seu valor nutricional e podem ser consumidos. Os alimentos serão selecionados e doados para instituições socioassistenciais cadastradas pelo Governo do Estado, que farão a distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O novo programa será implantado na capital por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães, trata-se de um programa inédito.

“São 90 toneladas de alimentos que vão para o lixo todos os meses e o Governo do Amazonas lançou um programa inédito de segurança alimentar e nutricional. Esse trabalho conjunto prevê tirar esse alimento que ia para o lixo e levar para a mesa de quem mais precisa, daquelas pessoas em vulnerabilidade social”, destacou o secretário.

O coordenador estadual do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos da Sepror, Carlos Henrique da Conceição, explica que a união entre os dois órgãos é fundamental para a execução do trabalho, que envolve um processo desde a conscientização dos feirantes até a entrega dos alimentos doados para as famílias beneficiadas.

“A Semacc ajuda a gente com a sensibilização dos feirantes, conversam com eles, conversam com a gente, a partir daí a gente começa a receber a doação dos feirantes, fazemos uma triagem, uma pesagem desses alimentos, montamos as cestas conforme é visto aqui e saímos para entrega. Tudo isso para combater o desperdício de alimentos que acontece hoje nas feiras”, explicou o coordenador.

Alevinos - Na ocasião, a Sepror também fez a entrega de 30 mil alevinos produzidos em Balbina, que serão distribuídos para os piscicultores de Manaus. A distribuição deverá ocorrer no decorrer do mês de agosto e início de setembro, respeitando o tempo adequado para que o alevino chegue ao tamanho ideal.

Nenhum comentário