Aconteceu!

PAUTAS DO SETOR AGROPECUÁRIO SÃO DISCUTIDAS PELA PREFEITURA NA 3ª REUNIÃO DO FOPAZFM

Foto - Marcely Gomes / Semcom

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoveu, na tarde desta terça-feira, 17/8, a 3ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

O objetivo do fórum é romper um distanciamento histórico e ser uma porta de entrada do tripé da Zona Franca de Manaus, que são a indústria, o comércio e o setor agropecuário, atendendo aos anseios das federações patronais com o Executivo municipal.

“Foi uma reunião bem técnica e objetiva. Conforme as orientações do prefeito David Almeida, estamos seguindo nessa articulação institucional, para a resolução das demandas pautadas aqui”, salienta o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Pautas

No encontro foram discutidas as seguintes pautas: a regularização fundiária e georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário (DAS) e Área de Expansão do Distrito Industrial (Aedi); recuperação das vicinais ZF4 e ZF5, além do asfaltamento das vias da Aedi; revisão de valores para taxa de iluminação pública; promoção dos Refis municipais; otimização do processo de licenciamento ambiental para área rural; recuperação das vias do Distrito Industrial 2 (tapa-buracos).

“Algumas pautas são contínuas, permanecem até que sejam resolvidas e outras vão surgindo conforme a demanda”, informa o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas.

A reunião também contou com a presença do presidente da Fecomércio-AM, Anderson Frota; o superintendente da Suframa, general Algacir Polsin; os vereadores Willian Alemão e Diego Afonso; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski; o representante da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Souza; e o representante da Federação dos Agricultores dos Estados do Amazonas (Faea), Marcos Pinheiro.

 

Finalidade

O FOPAZFM foi criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, em virtude da necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuária, que compõem a Zona Franca de Manaus. O fórum é permanente e tem a Semtepi como secretaria executiva.

Dentre as atribuições do FOPAZFM estão estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM; promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade; a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais, buscando assim, aumentar as compras regionais; incentivar a agroindustrialização dos produtos locais; articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação; além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

Nenhum comentário