SEJUSC FINALIZA MUTIRÃO DE ENTREGA DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE NOS PACS

Foto: Raine Luiz / Sejusc

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) concluiu, na tarde deste sábado (31/07), o mutirão de entregas de Carteiras de Identidade (RGs), de pessoas que não foram buscar os documentos nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), na capital e no interior, no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

Ao todo, 150 RGs foram entregues na ação que iniciou às 8h e se estendeu até as 14h. A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou que a população que deu entrada no documento precisa ir buscá-lo. “O mutirão é positivo, mas há muitas pessoas que fazem o agendamento, dão entrada no RG, e não o pegam. E elas acabam tirando a vaga de quem precisa e dando prejuízos para o Estado”, disse.

A diretora dos PACs, Janeffer Santos, explicou que o RG é o primeiro documento com foto de uma pessoa e, por meio dele, é viabilizada a emissão de outras documentações. “Neste momento de pandemia, em que vários benefícios eventuais são disponibilizados à população, é importante finalizar o processo de emissão de RG, porque ele só acaba quando o usuário vai buscá-lo”, orientou.

RG em mãos - Uma pessoa que fez questão de retirar seu RG foi a autônoma Brenda Anveres, 27. Ela contou que não buscou a Carteira de Identidade devido à pandemia. “Achei a iniciativa do Governo muito boa, porque a gente precisa bastante do RG. Amei o atendimento”, afirmou a jovem.

Outro que não perdeu tempo foi Ângelo Monteiro Xavier, 23, que encontrou no mutirão uma oportunidade para recuperar o documento. “Esse RG vai me ajudar bastante, porque estava necessitado. O meu antigo RG, eu não tenho. Então com este vou conseguir fazer bastante coisa”, disse.

Retirada – Os RGs dos usuários que não foram retirá-los nos PACs permanecerão nas unidades por mais 15 dias. Após esse período, os documentos serão devolvidos ao Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Os nomes das pessoas que devem buscar os RGs constam em uma lista disponível no site do órgão (www.sejusc.am.gov.br), ou pelo link http://www.sejusc.am.gov.br/nomes-de-usuarios-que-faltam-buscar-rgs-nos-pacs/. Em 2019, 834 usuários deixaram de buscar os documentos nos PACs. Em 2020, o número foi de 2.977.

Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação, como Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso do PAC Educandos, fechado para reformas, os usuários devem se dirigir ao PAC Galeria dos Remédios, no Centro de Manaus.

Nenhum comentário