Aconteceu!

GORDURA ABDOMINAL PODE ESTAR ASSOCIADA À FALTA DE VITAMINA D

 

ISTOCK/EYJAFJALLAJOKULL

A gordura abdominal é algo que incomoda. Ouvimos muitas pessoas reclamarem que estão se alimentando bem e fazendo exercício mas, ainda assim, ela continua dando as caras.

Estudos publicados pela Universidade Medical Center e Leiden University Medical Center, ambas da Holanda, revelaram que indivíduos com níveis mais elevados de gordura nessa região são mais propensos a apresentarem níveis mais baixos de vitamina D.

A falta dessa vitamina pode acarretar diversos problemas à saúde, sendo um deles o aumento de peso. Isso porque esse desajuste altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e ingresso de glicose nas células. A queda brusca da glicemia, bem se sabe, é um dos principais estímulos para o aumento do apetite.

A deficiência da vitamina faz com que o nosso organismo resista à ação da insulina e, com isso, sinta a necessidade de produzir ainda mais esse hormônio, provocando a sensação de fome.

Devido a esse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa coma sem obter a saciedade, o que irá levar ao ganho de peso.

Para conferir sua taxa de vitamina D, realize exames laboratoriais e peça que o seu nutricionista/médico verifique e faça a reposição, caso necessário.

Minha sugestão é que você se exponha ao sol diariamente por 20 minutos. Quanto mais pele exposta, melhor a absorção. Por exemplo: homens ficarem sem camisa, mulheres de short e top.

A vitamina D é eficaz no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, auxiliando no combate de doenças como diabetes, hipertensão, esclerose múltipla e doença de Crohn, pois tem o poder de modular o sistema imunológico.





Fonte: Metrópoles/ Coluna Na Medida

Nenhum comentário