ASSEMBLEIA HOMENAGEIA OS 50 ANOS DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA E OS 5 ANOS DA FAARTES DA UFAM

 



Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial,  nesta quinta-feira (28), em homenagem ao Jubileu das Artes na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que comemora os 50 anos de criação do Departamento de Música e do Coral Universitário e os 5 anos da Faculdade de Artes (Faartes). A homenagem foi do deputado Tony Medeiros (PL), aluno egresso do curso de música da Faartes.

Tony Medeiros falou em seu discurso sobre o pouco reconhecimento que os profissionais da área recebem. “Tem gente que não consegue entender, às vezes, a importância das artes. As pessoas não entendem que ser um artista é ter uma profissão como outra qualquer. Eu agradeço, inclusive pessoalmente, aos professores e técnicos da Faculdade de Artes da Ufam que auxiliam na formação de tanto artistas do nosso Amazonas”, declarou.

O diretor da Faculdade de Artes, João Gustavo Kienen, lembrou, em seu discurso que a história do departamento de música e da Faartes vai além do institucional. “A Faartes não é uma faculdade apenas de professores, mas também de técnicos e alunos. Tem muita gente que está muito próxima e nem sempre faz parte da nossa história institucional, mas faz parte da nossa história. Nós não estamos falando apenas dos 50 anos do departamento de Artes da Ufam, mas de uma história que começa bem antes. É falar de uma história de trocas culturais”, destacou.

O professor agradeceu a todas as pessoas que participaram da história. “Hoje queremos saudar a audácia, a persistência e a dedicação de técnicos e alunos que lutaram por essa história, que é de resistência. Muitas pessoas construíram essa universidade ao longo dos anos”, afirmou.

O Professor Almir Menezes, pró-reitor de extensão da Ufam, discursou em nome do Reitor da Universidade, Professor Sylvio Puga. “É um prazer imenso estar aqui, agradeço o deputado Tony Medeiros, aluno egresso da Faartes. Que a Ufam, na sua trajetória histórica possa possibilitar que possamos trabalhar com uma arte libertadora, emancipatória e com um olhar para a Amazônia. Enquanto representante do Professor Silvio Puga, todos estamos vendo com satisfação esse momento único”, declarou.

 

Homenageados

Foram homenageados, durante a Sessão Especial, o diretor da Faartes, Professor  Doutor João Gustavo Kienen; a coordenadora acadêmica, Professora Luciane de Melo Afonso; a coordenadora administrativa, Sandrine da Silva Praia; além  dos professores Jackson Colares da Silva; Rosemara Staub de Barros; Núbia Najar Dias; Francisco Carneiro da Silva Filho; a aluna e cantora egressa do curso de música Karen Francis Maia e o aluno egresso do curso de artes visuais Jonas Rodrigues Pires (in memorian).

Nenhum comentário