GOVERNO DO AMAZONAS, POR MEIO DO IDAM, EXECUTA PROJETO SUSTENTAR EM MANACAPURU


Atendendo às determinações do Governo do Amazonas para a priorização do desenvolvimento do interior, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado (Idam) se integrou e une esforços para a execução do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Local, Sustentável e Solidário – Projeto Sustentar. A ação pioneira é desenvolvida em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e visa o incentivo ao associativismo e cooperativismo, e o fortalecimento do sistema de produção rural do município.


Estão juntos neste projeto-piloto o Sindicato de Produtores Rurais de Manacapuru (SPRM), a Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Cootaf) e o Idam, que contribui com o arcabouço técnico relativo ao incremento da produção no município, trabalho que já é feito pela unidade local do instituto.


“Estamos alinhados para apoiar e prestar assistência técnica continuada a todos os grupos formados no projeto, relativos a cada uma das cadeias produtivas: milho, mandioca, avicultura e piscicultura”, explica Joyce Magalhães, da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp) do Idam.


Para alcançar os melhores resultados, o Projeto Sustentar busca, além das orientações técnicas do Idam, parcerias com entidades que possam atuar na infraestrutura, na socialização, no escoamento da produção e na pesquisa, entre outras necessidades.


A produtora rural Jaqueline dos Santos Knob demonstra otimismo quanto ao Projeto Sustentar. Segundo ela, muito já é feito, mas não o suficiente para mudar o cenário dos produtores rurais como um todo. Agora, com esse projeto, ela acredita em dias melhores pela frente.


“Para mim e minha família a participação do Idam é fundamental, e esse projeto é uma luz no fim do túnel para a agricultura familiar de Manacapuru”, completou Jaqueline.



Ao todo, 60 pessoas estiveram presentes no lançamento do Sustentar, entre produtores, dirigentes sindicais, especialistas na produção rural e integrantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa), Banco da Amazônia, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Secretaria Municipal de Produção Rural de Manacapuru.


O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider, representou o secretário Petrucio Magalhães Júnior no lançamento e destacou a importância do estímulo aos segmentos produtivos no município.


“Estamos juntos nesse esforço de convergência de ações do setor público para promover o desenvolvimento dos produtores ligados à cooperativa e associados. Vamos atuar com esforço redobrado em cima das demandas apresentadas por eles, fortalecendo assim essas quatro cadeias produtivas em Manacapuru”, finalizou Schneider.


FOTOS: Divulgação/Idam

Nenhum comentário