TCE

TCE

Aconteceu!

NOVO RG TERÁ NÚMERO UNIFICADO E QR CODE

 

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução

Para quem não sabe, a nova carteira de identidade foi reformulada recentemente, sendo agora emitida com novos elementos. Dessa forma, o novo RG terá o mesmo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mas com novas ferramentas de segurança, dados extras do indivíduo e também o chamado “código MRZ“. Mas do que se trata esse código, e para que ele serve? Confira a seguir.

Com isso, para quem não conhece, o código MRZ é uma sigla em inglês para “Machine Readable Zone”, ou Zona Legível por Máquina, em tradução livre. Na prática, ele é utilizado em documentos de viagem oficiais, como em passaportes, sendo possível ter acesso através dele a diversos dados do titular. E essas informações podem ser lidas apenas por máquinas específicas, por isso a possibilidade do uso do novo RG em viagens internacionais.

Contudo, vale dizer que o documento não substitui o passaporte tradicional. O que acontece é você só pode usar essa identidade em países do Mercosul. Além disso, o novo RG segue sendo expedido pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados. E essa transição do documento atual para o novo RG acontecerá de maneira gradativa, tendo prazo limite até 6 de março de 2023 para adequar-se às mudanças.

Ou seja, você não precisa trocar seu documento imediatamente. Seu RG segue valendo por mais 10 anos mesmo após lançamento do novo RG. Para pessoas com até 12 anos, a renovação está prevista a cada 5 anos. Já quem possui entre 13 e 60 anos, o prazo aumenta para 10 anos. E, por fim, os cidadãos com idade acima dos 60 anos não tem obrigação de fazer a atualização.


Fonte: Crédito Digital

Nenhum comentário