TCE

TCE

Aconteceu!

PREFEITO DAVID ALMEIDA DESTACA RELEVÂNCIA DE PRÁTICAS ESPORTIVAS EM MANAUS

Foto - Dhyeizo Lemos / Semcom

Com o objetivo de transformar a qualidade de vida na capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta quarta-feira, 13/4, a implementação de 40 núcleos de esportes em diferentes zonas da cidade e a recuperação de outros espaços esportivos, para melhorar a saúde da população. A divulgação foi feita durante visita à sede da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), localizada no bairro Coroado, zona Leste.

“É uma perspectiva de mudança na cidade de Manaus, a qualidade de vida por meio do esporte, nós queremos trabalhar saúde com a transversalidade do esporte. Vamos implementar neste início, 40 núcleos de esportes, para que possamos tirar as pessoas do sedentarismo, cuidar da hipertensão, da obesidade, e também do diabetes.  Se cuidarmos dessas três comorbidades, estamos tirando 60% das pessoas que procuram as unidades de saúde de média e alta complexidade. Portanto, trabalhar a transversalidade da saúde por meio do esporte é o grande desafio que eu estou fazendo aqui à equipe que está assumindo a Subsecretaria de Esporte, para que nós possamos implementar essa filosofia em Manaus, e transformá-la em uma cidade esportiva”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito determinou ainda a implementação de cinco novas escolinhas de futebol, com o objetivo de valorizar a modalidade na capital amazonense e a continuação do Programa de Esporte e Lazer da Comunidade (Pelc), para que as comunidades em diferentes bairros da cidade possam realizar atividades como vôlei, futsal, natação, handebol, hidroterapia, hidroginástica, caminhada orientada, futevôlei, basquete, badminton, vôlei de areia, miniatletismo, ginástica aeróbica e treinamento funcional, além de atividades especiais para terceira idade e Pessoas com Deficiência (PcDs).

Titular da Semjel, Aurilex Moreira salientou a importância da oferta de atividades esportivas a toda população, além de novos projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O esporte vai voltar para as comunidades com força total, daremos essa continuidade, queremos fazer com que Manaus seja uma cidade que realmente pratique atividades esportivas, porque a intenção do prefeito é fazer com que as pessoas saiam do sedentarismo e essa é a nossa função, enquanto Subsecretaria do Esporte”, destacou Aurilex.

Ainda segundo ele, na próxima terça-feira, 19, a Semjel, em parceria com a Semed, promove o evento “Reeducar pelo Esporte”. “Além disso, também teremos a parceria no projeto “Minha escola saudável”, para atender os alunos nas escolas municipais”, completou.

As ações contam também com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que é a responsável pela limpeza e manutenção dos 255 espaços gerenciados pela Semjel, como complexos esportivos e o parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona Centro-Sul.

“Por determinação do prefeito David Almeida, a Semulsp já disponibilizou para a Semjel uma equipe com 25 servidores, que prestam serviços contínuos e sistemáticos em todos os complexos esportivos de Manaus”, informou o secretário da Semulsp, Altervi Moreira.

Faixa Liberada

Além da implementação de novas práticas esportivas, a Semjel, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está atuando também no projeto Faixa Liberada, realizado às quartas-feiras, das 17h às 21h, e domingos, das 6h às 12h, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste; na avenida do Samba (avenida Belmiro Vianez), no Alvorada, às quintas-feiras, também das 17h às 21h; e no residencial Viver Melhor, no bairro Lago Azul, todas às terças-feiras, no horário de 17h às 21h, sendo opções seguras de lazer.

Nenhum comentário