PREFEITURA DE MANAUS LANÇA OFICIALMENTE O TEMA DO ANO LETIVO 2022 DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quinta-feira, 28/4, o lançamento do tema do ano letivo 2022: “Escola e Sociedade – Construção coletiva de uma educação de excelência para Manaus”, no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial I, zona Sul. O objetivo do evento, que reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e alunos, foi massificar o tema, que é trabalhado nas unidades de ensino da rede municipal desde o início deste ano.

Durante o evento, o prefeito assinou as progressões de profissionais da rede municipal de ensino, e ressaltou o compromisso da gestão com a educação.

“Eu quero fazer história. Nosso compromisso é transformar nossa educação na melhor do Brasil, cada um dentro da sua sala de aula, dentro da sua Divisão Distrital Zonal, da sua escola, e todos podem fazer a diferença e passar o melhor conhecimento para nossas crianças. Com isso, eu quero a cada dia mais, trabalhar para melhorar as condições de trabalho de todos os profissionais da educação que fazem a diferença na nossa sociedade”, disse Almeida.

A escolha do tema é definida pela equipe que compõe a Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE) da Semed, que todo ano aborda um assunto para ser trabalhado. O tema, geralmente, é uma frase instigante e motivadora e que convoca todos os atores do processo educacional, como alunos, famílias, professores, técnicos, parceiros e colaboradores para que reflitam sobre a importância do engajamento no aprimoramento e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e na construção da educação de mais qualidade.

A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, pontuou que o tema do ano letivo funcionará como mais uma ferramenta, para que a Semed possa realizar grandes projetos a favor de um ensino cada vez melhor para os nossos alunos.

“A Prefeitura de Manaus, na pessoa do prefeito David Almeida, e nós da Semed, estamos trabalhando com muito empenho e dedicação, para que cada vez mais, as crianças e jovens atendidas pelo município tenham acesso a uma educação de qualidade, e esse tema retrata o que acreditamos, que a família e escola são os dois pilares essenciais para o trabalho pedagógico, feito no chão da escola, tenha um resultado muito mais satisfatório”, enfatizou a secretária.

De acordo com o subsecretário da SGE, Carlos Guedelha, o tema do ano letivo é muito mais que uma frase de efeito, é algo que traduz o desejo da Semed e que para tornar realidade só depende de cada pessoa e o trabalho que ela realiza no coletivo.

“O tema do ano letivo traduz em palavra o nosso ideal e a nossa meta mais ousada, que é a construção de uma educação de excelência para o município. Evidentemente que o cumprimento de uma meta tão arrojada assim só é possível por meio de um trabalho coletivo, no qual todos os atores envolvidos no processo assumam o compromisso de fazer a sua parte, dando o seu melhor. Isso engloba estudantes, famílias, professores, técnicos, parceiros e colaboradores em geral. Ou seja, escola e sociedade estabelecendo uma produtiva parceria”, pontuou Guedelha.

Para o diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEG), Júnior Mar, é necessário que escola e sociedade sejam parceiras nessa caminhada, já que ambas são responsáveis pela excelência na educação.

“Escola, sociedade. Estamos falando de uma instituição que faz a diferença para a comunidade. A escola é uma grande ferramenta da sociedade, para oportunizar a salvação de crianças, de adolescentes e de jovens para uma Manaus melhor. Nós queremos que o tema seja refletido em ações e que ele impacte em ações específicas, e práticas que o estudante cresça como cidadão”.

A gestora da escola municipal Francisco Maia de Amorim, Elizane Labareda, destacou que a unidade tem um grande papel na construção de um novo modelo de sociedade, após tanto sofrimento causado pela pandemia da Covid-19.

“Nesse momento que a gente retorna de uma pandemia se faz necessário essa união entre escola e família para a construção de uma sociedade mais autônoma, mais criativa. E esse é o momento do retorno, todos nós estamos com muita expectativa de mudanças concretas e positivas, e a educação é sempre o caminho para dar tudo certo a partir de agora. E esse retorno se faz crucial, que toda a sociedade se una em prol da educação”, ressaltou.

Nenhum comentário