VACINA CONTRA COVID-19 SERÁ OFERECIDA EM NOVE PONTOS NESTE SÁBADO

Foto – Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar, neste sábado, 28/6, das 8h às 12h, nove pontos de vacinação contra a Covid-19, todos em unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Serão oito pontos para o público de 12 anos e mais, com a oferta de primeira e segunda doses e das doses de reforço (terceira e quarta) e cinco para crianças de 5 a 11 anos, com oferta de primeira e segunda doses.

 

Com o encerramento em definitivo do ponto de vacinação do Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, nesta sexta-feira, 27, a vacina passa a ser oferecida aos sábados apenas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O único ponto estratégico de grande fluxo para vacinação contra a Covid-19 ainda em operação é o shopping Phellipe Daou, na zona Norte da capital, que agora funciona de segunda a sexta-feira.

 

A lista com endereços de todos os locais de atendimento, com horários e vacinas disponíveis, pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).

 

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, chama a atenção para a necessidade do esquema vacinal completo, com as doses de reforço oferecidas aos segmentos populacionais específicos. A terceira dose está disponível para todas as pessoas de 18 a 59 anos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses, para os idosos que receberam a segunda dose há três meses e para os imunossuprimidos que tenham completado o esquema vacinal há, no mínimo, 28 dias.

 

Já a quarta dose está disponível para trabalhadores da saúde de qualquer idade, para pessoas de 50 anos ou mais e para imunossuprimidos que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

 

Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um dos pais ou de um responsável e devem apresentar documento de identificação e o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da carteira de vacinação. Os mesmos documentos devem ser apresentados pelos maiores de 18 anos.

 

Influenza e sarampo

 

Os nove pontos de vacinação contra a Covid-19 abertos neste sábado também irão oferecer a vacina contra o sarampo (tríplice viral) para trabalhadores da saúde e para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, e a vacina contra a influenza, destinada a esses dois públicos e, ainda, a professores da rede pública e privada, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto).

 

Além desses locais, os dois imunizantes estarão disponíveis nas demais UBSs de horário ampliado, que podem ser consultadas no link bit.ly/ubshorarioampliado.

 

Os outros 10 públicos prioritários para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo devem começar a ser vacinados em Manaus a partir da próxima semana.

 

Integram os novos grupos-alvo as pessoas com deficiência permanente; Forças de Segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador em exercício efetivo); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Nenhum comentário