CIENTISTAS CRIAM VACINA PERSONALIZADA PARA CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 

Reprodução

Pesquisadores do Clatterbridge Câncer Center, na Inglaterra, conseguiram criar uma vacina personalizada contra câncer de cabeça e pescoço. A fórmula foi criada a partir do DNA de cada paciente, com tecnologia semelhante a dos imunizantes contra a Covid-19.

Segundo os cientistas, os resultados foram “realmente esperançosos”. A vacina foi aplicada como complemento ao tratamento comum para os tumores, que são conhecidos pela alta possibilidade de recidiva.

Nenhum dos oito pacientes que participaram da pesquisa teve câncer novamente, mesmo muitos meses depois de usar a vacina. No grupo de controle, que contava com outros oito voluntários que não tomaram o imunizante, dois pacientes voltaram a ter tumores.

A fórmula usou um pedaço do DNA do tumor de cada paciente e o inseriu em um vírus inofensivo (como acontece com as vacinas comuns). O objetivo era que o sistema imunológico reconhecesse as células cancerígenas ainda no começo, e agisse antes que elas se tornassem um câncer novamente.

Os pesquisadores consideram que o estudo ainda é muito pequeno para ser conclusivo, mas dizem estar “cautelosamente otimistas”.


Metrópoles*

Nenhum comentário