CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DURANTE O JOGO DA SELEÇÃO DO BRASIL NESTA SEGUNDA-FEIRA (05/12)

 

Imagem: divulgação

Com classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, a seleção do Brasil enfrentará a Coreia do Sul em mais um jogo na tarde desta segunda-feira (05/12). De acordo com o Decreto Estadual nº 34.859/2022, publicado no dia 4 de novembro, o expediente nas repartições públicas será até o meio-dia em dias de jogos da seleção brasileira. Os hospitais e as fundações de saúde funcionarão para casos de emergência e de internação em plantão 24 horas. Algumas delegacias da capital também estarão atendendo em regime 24h.

Na área da saúde, as unidades que atendem com consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, funcionarão em horário especial. Na segunda-feira (05/12), o expediente nas unidades com atendimento ambulatorial será das 7h ao meio-dia.


Urgência e emergência

Durante os dias de jogos, os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) estarão funcionando normalmente.

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão funcionando normalmente. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado.

No interior, todos os 61 municípios têm unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.


Hospitais das fundações de saúde

Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), os atendimentos serão das 7h ao meio-dia. O centro cirúrgico manterá as admissões reguladas pelo Sister (leitos clínicos e ortopédicos dos PS) funcionarão normalmente, com horário conforme protocolo de acesso da unidade.

O Hospital do Coração Francisca Mendes realiza atendimento ambulatorial e apoio diagnóstico por imagem até o meio-dia. Os procedimentos intervencionistas e cirurgias eletivas mantêm a programação já agendada. Os Serviço de urgência e emergência, laboratório e banco de sangue continuarão ininterruptos.


Serviços oncológicos

O serviço de Oncologia Clínica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) irá funcionar normalmente durante o jogo do Brasil nesta segunda-feira, com a administração do setor iniciando atendimento às 7h30.

As consultas médicas com oncologistas clínicos funcionarão normalmente, com os horários agendados e informados aos pacientes. O serviço de Quimioterapia também irá realizar os tratamentos normalmente, com início às 7h.

O ambulatório da FCecon vai operar em horário diferenciado, abrindo às 7h e encerrando as atividades ao meio-dia. Dentre os serviços que irão operar em horário diferenciado estão setor de curativos, marcação de consulta, abertura de prontuário, serviço social, fisioterapia, odontologia e endoscopia.

As consultas médicas agendadas pela manhã, no ambulatório, irão ocorrer até o atendimento do último paciente. A FCecon ressalta que alguns atendimentos que ocorreriam durante a tarde foram antecipados para o turno da manhã ou para datas mais próximas, sem prejuízo aos pacientes, que estão sendo comunicados.

O Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) seguirá o horário de funcionamento do Amb

As consultas com médicos radioterapeutas e os tratamentos de Radioterapia funcionarão até o meio-dia no dia 5/12.

O laboratório de Análises Clínicas inicia as coletas agendadas às 6h30 e finaliza o atendimento administrativo ao meio-dia. O laboratório seguirá funcionando normalmente para atender os pacientes em quimioterapia, no Serviço de Pronto-Atendimento e os pacientes nas enfermarias.

O laboratório de Patologia funcionará em horário diferenciado, até o meio-dia nesta segunda-feira (5/12).

Os exames de imagem do serviço de Imaginologia serão realizados das 8h ao meio-dia. O atendimento aos pacientes no Serviço de Pronto-Atendimento e aos pacientes nas enfermarias está mantido em regime de plantão.

A dispensação de medicamentos na farmácia ambulatorial e o consultório farmacêutico funcionam das 7h às 13h. O atendimento da farmácia hospitalar, para os pacientes internados nas enfermarias, e a farmácia oncológica, para os pacientes em quimioterapia infusional, funcionarão em regime de plantão.

O Serviço de Pronto-Atendimento da FCecon, voltado a urgências e emergências oncológicas, funciona todos os dias, 24 horas.


Hemocentro

A coleta de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) funcionará normalmente durante os dias de jogos, das 7h às 18h.

As consultas e exames agendados para o período da manhã nas datas de jogo do Brasil estão mantidas. As consultas previamente marcadas para o período da tarde foram remarcadas e os pacientes já foram avisados. O serviço de emergência e internação para os pacientes do Hemoam funcionará 24h.


Segurança

Durante os jogos do Brasil, a SSP-AM irá atuar por meio do Centro Integrado de Operações (Ciops), durante 24 horas, com atendimento emergencial da população pelos telefones 190 e 193.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) irá operar com as seguintes delegacias, em regime de plantão 24h: As Centrais de Flagrante, 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), bem como as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai).


Endereços

O 1° DIP está situado na avenida Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus; o 6° DIP na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte; o 14º DIP na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge 

A DEHS fica localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste; a DECCM centro-sul, no bairro Parque Dez de Novembro; a Depca na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul; e a Deaai na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona centro-oeste.

As delegacias Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime para o registro de ocorrências relacionadas às áreas das unidades especializadas.

A DERFD está localizada na rua 5 de abril, esquina com a Av “J”, bairro Alvorada; a DERFV está localizada na rua Adelaide Carraro, 2560, Conjunto Bela Vista, bairro Planalto; A DECCT está localizada na rua Santos Dumont, 1350, bairro Tarumã, nas dependências do Aeroporto Eduardo Gomes.


Registro de Ocorrência

O registro também pode ser formalizado pelo site da Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Para registrar o BO, o noticiante deve ser cadastrado no site do Governo Federal, por meio do endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br.


PAC

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da Secretaria Adjunta de Direitos da Pessoas Idosa (Seadpe) e da Secretaria de Executiva da Pessoa com Deficiência(SePcD), funcionarão na segunda-feira (05/12) até o meio dia.

A Sejusc destaca que o serviço de atendimento Emergencial de Apoio à mulher (Sapem) Centro-Sul e a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante (CAANP) funcionarão normalmente.

Exames da categoria B foram antecipados para (03/12) e as provas da categoria A serão realizadas somente na manhã de segunda-feira (05/12) por causa do jogo da seleção brasileira.


DETRAN-AM

O atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) terá mudanças na segunda-feira (05/12), devido ao jogo da Seleção Brasileira. A partida, válida pelas oitavas de finais, será realizada às 15h (Manaus) e, assim como ocorreu na primeira fase da Copa, o expediente será encerrado ao meio-dia. Todos os agendamentos para depois das 11h serão reagendados em Manaus e no interior.

O cidadão que está com agendamento para os serviços de habilitação ou de veículos poderá comparecer até o dia 16 de dezembro, no mesmo horário, ao local agendado.

Os alunos que estão com os exames de legislação marcados para o dia 5 de dezembro, precisam entrar em contato com a Controladoria Regional de Trânsito (CRT), no número (92) 3643-0062, e remarcar o exame teórico ou esperar o contato da CRT com as opções de nova data.


Provas práticas

Os exames de direção da Categoria A agendados para depois das 11h, serão realizados no período da manhã, das 8h às 10h30. E os da Categoria B foram antecipados para este sábado (03/12).

Todas as pessoas com agendamento para prova prática deverão ser avisadas sobre a mudança por meio da sua autoescola.


Educação

As aulas nos turnos vespertino e noturno da rede estadual de ensino estarão suspensas, nesta segunda-feira (05/12). A Secretaria de Estado de Educação e Desporto irá promover a compensação das horas normais de ensino, conforme estabelece o dispositivo no artigo 3º da Lei Federal nº 662, de 6 de abril de 1949, se houver necessidade.

Nenhum comentário