AMAZONAS TÊM TENDÊNCIA À ALTOS CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA GRAVE


(Foto: Mário Oliveira/Semcom)

Dos 26 estados, apenas Acre, Amazonas e Maranhão apresentaram crescimento na tendência de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi divulgado nesta sexta-feira (03).

O novo Boletim InfoGripe mostrou um cenário positivo para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo Brasil. A maioria dos estados se mantiveram em queda ou estabilidade em um patamar relativamente baixo, quando comparado com o histórico dos últimos anos, segundo os dados da publicação semanal. 

No Amazonas e Maranhão, o volume de casos semanais ainda é baixo em relação ao histórico, e os dados por faixa etária são compatíveis com um cenário de oscilação. No Acre, há aumento entre as crianças e a população adulta. Em Roraima, os casos são estáveis.

De acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, os poucos estados com crescimento de SRAG nas últimas semanas mostram um cenário compatível com a oscilação observada em período de baixa. “Eventualmente, temos uma pequena elevação em uma semana ou outra – isso faz com que a tendência aponte para um possível crescimento, mas dentro de um cenário compatível com uma flutuação natural”, avaliou o pesquisador.


*Folha BV

Nenhum comentário