IDOSO É PRESO APÓS XINGAR HOMEM QUE O SOCORREU: “NÃO GOSTO DE PRETO”

 

Imagem: Reprodução

Um idoso de 67 anos foi preso por injúria racial, nessa segunda-feira (7), contra um homem que o ajudou quando ele estava passando mal. O caso foi registrado na cidade de Estiva, no Sul de Minas Gerais.

Conforme o boletim policial, o rapaz passava de bicicleta por um bar quando viu o suspeito deitado no chão, aparentemente tendo uma convulsão. A vítima o ajudou, mas, ao recobrar a consciência, o idoso disse que ‘não gosta de preto’ e que ‘preto para ele é tudo vagabundo’.

Uma vizinha do rapaz, que estava na bicicleta com ele, presenciou as ofensas. Diante da situação, ela gravou um vídeo em que é possível ouvir os xingamentos (assista abaixo).


O suspeito foi preso e encaminhado ao presídio. Por meio de nota ao BHAZ, a Polícia Civil informa que ele foi autuado em flagrante pelo crime de injúria (leia abaixo na íntegra).

Crime de injúria racial
A discriminação que não se dirige ao coletivo, mas a uma pessoa específica, é tipificada como injúria racial, associada ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima. É o caso dos diversos episódios registrados no futebol, por exemplo, quando jogadores negros são chamados de “macacos” e outros termos ofensivos.

Quem comete injúria racial pode pegar pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. Em outubro de 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o crime de injúria racial também deve ser declarado imprescritível e inafiançável, assim como o crime de racismo.

Nota da Polícia Civil na íntegra
“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o suspeito, de 67 anos, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Pouso Alegre, onde foi autuado em flagrante pelo crime de injúria racial. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.”



Fonte: BHAZ

Nenhum comentário