ENCHENTE DO RIO ACRE ATINGE 27 MIL MORADORES DA CAPITAL

(Foto: Reprodução/Twitter: @emanu_lma)

Brasil – Foi decretado situação de emergência pela prefeitura de Rio Branco após enchente que atingiu 27 mil pessoas nesta sexta-feira (24). O decreto foi assinado pela prefeita em exercício, Marfisa Galvão e deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).

Foram realizados dois decretos de emergência, um relacionado às enxurradas e outro com relação à inundação do Rio Acre.

Assista o vídeo:

“A decretação de situação de emergência faz com que viabilize e acelere todos os socorros que vamos prestar à comunidade. São dois decretos, um pelas enxurradas e outro pela inundação. Temos 7 mil famílias atingidas pela inundação e enxurradas. Em torno de 25 a 27 mil pessoas atingidas. Temos pessoas ainda para serem socorridas, estamos isolados via área, com a BR-364 fechada, rodovias fechadas, bairros isolados. É um desastre, tudo isso em apenas 35 horas”, afirmou tenente-coronel Cláudio Falcão, atual coordenador da Defesa Civil Municipal.

O prejuízo que resultou pela forte chuva que atingiu a capital do Acre são diversos. Vários lugares inundados, resultado do rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. São 36 bairros afetando cerca de 7 mil famílias. Além disso, pelo menos, 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.

No geral, foram sete igarapés transbordaram em Rio Branco. Entre eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Para auxiliar no atendimento a população, a prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez.

O temporal que começou na madrugada dessa quinta-feira (24) e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.

Por essa abundante de água, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros em poucas horas.


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário