ESTADO DO AMAZONAS REGISTROU MAIS DE 3 MIL CASOS PROVÁVEIS DE DENGUE ENTRE JANEIRO E ABRIL DE 2023

(FOTO: Marcello Casal/Agência Brasil)

Mais de 3 mil casos prováveis de dengue foram registrados no estado do Amazonas nos quatro primeiros meses deste ano. No mesmo período do ano passado, no entanto, 1,6 mil casos prováveis foram contabilizados, sinalizando elevado aumento.

Quanto aos casos de chikungunya, foram 82 entre janeiro e abril deste ano, ante 87 em 2022. De Zika, foram registrados 109 em 2023, frente a 131 nos quatro primeiros meses do ano passado.

Fatores como a variação climática e aumento das chuvas no período em todo o país, o grande número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para o crescimento.

Diante do aumento de casos dessas arboviroses, o Ministério da Saúde lança campanha nacional para o combate das arboviroses. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chukungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti. A campanha está sendo veiculada desde quinta-feira (4), na TV aberta e segmentada, rádio, internet, carros de som e em locais de grande circulação de pessoas em todas as regiões do país.



*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário