FÁBIO PORCHAT É DETONADO NA WEB APÓS DIZER QUE HUMORISTAS TÊM ‘DIREITO DE OFENDER’

(Foto: Reprodução/Instagram @fabioporchat)

O apresentador e humorista, Fábio Porchat se pronunciou nesta quarta-feira (17), sobre a repercussão de um comentário feito por ele em apoio a Léo Lins. Na publicação, o apresentador do “Que História É Essa, Porchat” demonstra indignação com a decisão judicial que obrigou Lins a apagar um especial de comédia sobre piadas preconceituosas.

O posicionamento de Fábio dividiu opiniões e foi alvo de críticas. Em um dos trechos de seu texto, Fábio diz que humoristas têm o “direito de ofender”.

“Ah, mas faz piada com minorias… E qual o problema legal? Nenhum. Dentro da lei pode-se fazer piada com tudo tudo tudo. Não gostar de uma piada não te dá o direito de impedir ela de existir. Ainda mais previamente. Impedir o comediante de pensar uma piada é loucura. Mesmo que você não goste desse comediante, mesmo que você despreze tudo o que ele diz, ele tem o direito de dizer. Ele tem o direito de ofender. Não existe censura do bem”, argumentou Porchat.

“Se cada pessoa que se ofender com uma piada resolver tirar ela do ar não sobra um Joãozinho, um papagaio, um argentino. Pra mim democracia não é um regime pra você defender as suas ideias, mas pra quem você não concorda poder defender as delas. Não confundam ‘não gosto dele’ com ‘ele não pode falar’. Não entrem nessa conversa com a emoção, entrem com a razão”, finalizou ele.

Porém, a explicação de Porchat nas redes sociais não foi bem recebida pela maioria dos internautas.

“O tweet trás comparações que são totalmente assimétricas. Você é um humorista e já deve ter visto esse rapaz sendo constantemente transfóbico. Não dá para projetar uma certa ingenuidade falando sobre leis, Fábio. Te indico ler sobre o Pacto Narcísico da Branquitude. Cida Bento.”, disse uma mulher.

““Dentro da lei”. Pronto, Porchat, tu chegou no ponto: tem lei. E tem lei que regula o que é discurso de ódio, machismo, racismo, misoginia, xenofobia, intolerância. Não tem lei pra censurar piada, poesia, livro, palestra, mas TUDO que se fala está sob o jugo da lei. TUDO.”, retrucou um jornalista na publicação.



*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário