PROGRAMAÇÃO GRATUITA DA 21ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SEGUE ATÉ DOMINGO EM MANAUS

 

Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), deu início, nesta segunda-feira, 15/5, à 21ª Semana Nacional de Museus. Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a programação cultural segue até o próximo domingo, dia 21.

A 21ª edição da Semana Nacional de Museus conta com programações gratuitas nos espaços culturais administrados pela fundação, sendo o Museu da Cidade de Manaus (Muma), Espaço Cultural Oscar Ramos e a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar, a sustentabilidade e a perpetuação da história.

“Essa programação acontece todo ano, simultaneamente, em todo o país. Ela é uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, e tem como objetivo mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo assunto, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus”, explicou Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult.

Ao longo da semana, a população poderá participar gratuitamente de atividades, como: rodas de conversas, palestras, oficinas e visita mediada. A programação é aberta ao público e sem necessidade de inscrição.

Programação

17/5 – 9h às 11h – Aberto ao público

Palestra “Preservação da História, do conhecimento dos costumes do Quilombo do Barranco de São Benedito – A saúde da comunidade por meio da sua culinária e suas crenças”, com Cassius da Silva Fonseca, líder quilombola e presidente do Amonam (Associação do Movimento orgulho Negro do  Estado do Amazonas).

Endereço – Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja, rua Monsenhor Coutinho, 529 – Centro

18/5 – 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30 – Apenas para convidados

Oficina de introdução à arqueologia para crianças “Pequenos Arqueólogos”, com a arqueóloga Vanessa Benedito

Endereço – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, 384 – Centro

19/5 – 13h30 às 16h30 – Aberto ao público

Oficina de fotografia básica, com o fotográfo Márcio Benchimol

Endereço – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, 384 – Centro

Nenhum comentário