PASSO A PAÇO: OCUPAÇÃO CULTURAL, TRADIÇÃO E IDENTIDADE REGIONAL



Foto: Victória Cavalcante
Passo a Paço 2019, iniciou nesta quinta-feira,  com atrações que valorizam a cultura amazônica, e resgatam a história política de Manaus.

O evento se trata de uma ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus , principalmente do Museu Municipal, o Paço, local que conta a história da cidade, explorando os sentidos por meio de sons, imagens e artigos regionais, fazendo um paralelo entre a tecnologia e tradição.



‘O Mercado’ trabalha a percepção e os sentidos com artigos que são rotineiramente encontrados no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Foto: Victória Cavalcante

O administrador do Museu, Leonardo Novellino explicou : A História se revela para provocar mudanças de atitude, e isso o Brasil está desesperadamente necessitado. Por isso, Museu aberto seis dias na semana, horários alternativos, pronto para agendamento, também é militância, e a conquista de um mundo melhor.
O Passo a Paço também tem espaço para música, gastronomia, teatro, exposição e dança. A valorização da cultura regional está ligada aos artistas que tem raízes no rock, axé, samba e outros ritmos .


‘Samba no Salto’, cantor Sinézio Rolim ressalta pluralidade da mulher brasileira. Foto: Victória Cavalcante

O cantor Sinézio Rolim explicou: “Meu trabalho começa com a forma como eu me visto, como me penteio, como me maquio, como eu canto. E esse show foi inspirado nas mulheres, se chama ‘Samba no salto’, foi inspirado nas mulheres ancestrais da minha família, as mulheres negras, as mulheres trans, as mulheres em geral. É importante tocar em pontos sociais. Mesmo sendo só o assunto da mulher, eu sei que dentro desse assunto, tocamos em vários outros pontos, promovendo uma reflexão que vai além da cultura”.
A diversidade de gênero, de ritmos e principalmente temáticas ambientais e de autoaceitação, estão fortemente presentes na programação.
Para o cearense Brito Júnior: “É o primeiro ano que participo, acho muito importante e de profunda riqueza, esse evento promover a cultura local, sendo uma data que comemora o dia da Amazônia, o Amazonas como categoria de província e claro, o Aniversário de Manaus”.


Garis da Alegria, animadores conscientizando períodos festivos. Foto: Victória Cavalcante

Além da grande festa, existe um grupo de profissionais que se preocupa com a higiene e bem estar da população.  Os Garis da Alegria, tem como objetivo passar informações sobre a coleta seletiva, com  brincadeiras e educação ambiental por meio de músicas.
Um dos integrantes da equipe, Alan Silva, conhecido como Gari Cantor, relatou “O grupo surgiu com uma brincadeira em 2005, na comunidade Nossa Senhora do Livramento,  do outro lado do rio, quando chegamos lá,  fazia três meses que o carro do lixo não passava, então começamos a cantar músicas para não jogarem lixo no chão”.
“Sujar e não limpar, não pode! Se sujar, tem que limpar. Nós fazemos nossa parte e esperamos que todos também façam a sua, assim a festa fica mais bonita”, acrescentou o palhaço conhecido como Gari Maluco.

Nenhum comentário