Aconteceu!

PROJETO ANOS DOURADOS, DA PMAM, BENEFICIA 120 IDOSOS EM MANAUS

 

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM e Divulgação/PMAM


Estima-se que 15% da população idosa apresente sinais de depressão, sendo 2% na forma mais grave da doença. Com intuito de mudar esse quadro, o projeto de Apoio ao Policial Idoso, do Centro de Assistência Social da Polícia Militar do Amazonas, mantém o grupo Anos Dourados, com ações que buscam resgate da autoestima, bem-estar e saúde na terceira idade.

Em funcionamento desde 1993, a iniciativa é direcionada 40% para policiais reformados e da reserva remunerada e os outros 60% para a comunidade. O grupo Anos Dourados oferece atividades lúdicas, hidroginástica, passeios e excursões, danças de salão e folclóricas e festejos das datas cívicas. Em tempos de pandemia, as ações têm ocorrido de forma remota, pela internet.

A coordenadora do programa, capitã Izaura Souza de Moura, aponta os principais motivos que levam os idosos a buscarem o projeto. “Normalmente, o idoso vem através de um convite ou por indicação clínica, indicação médica. Então é uma depressão ou uma viuvez ou alguma coisa que o emocional não está estabilizado. Além disso, sempre é por um processo de envelhecimento dramático’’, disse.

Devido à pandemia, o trabalho está sendo realizado de forma remota, com vídeos produzidos pelos responsáveis do projeto, onde os idosos participam com o apoio dos familiares. Atualmente, o grupo Anos Dourados está dando assistência a 120 idosos.

Além das atividades e ações sociais, os idosos também recebem avaliação com profissionais da saúde. A fisioterapeuta Cristina Duarte enfatiza a importância desse tipo de acompanhamento.

“Trabalhamos, principalmente, com o alívio da dor, já que a maioria dos idosos está nesse processo de muitas dores, degeneração e dor no organismo como um todo. Então, a gente trabalha basicamente para a melhora da questão da dor e também para que haja um fortalecimento da musculatura’’, enfatizou.

Os interessados em participar precisam ter a partir de 50 anos. A inscrição pode ser feita na sede da Diretoria de Promoção Social (DPS), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que fica no bairro Japiim. Para mais informações, o telefone de contato é o (92) 99183-2408.


Nenhum comentário